Concentração de gases do efeito estufa bateu recorde em 2020, diz ONU

A OMM informou que as emissões não param e que "a temperatura mundial continuará subindo"


0
Foto: Pexels / Ilustrativa

As concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera atingiram um novo recorde no ano passado, disse a Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta segunda-feira (25), dias antes da conferência climática COP26. “A abundância de gases de efeito estufa que retêm o calor na atmosfera voltou a atingir um novo recorde no ano passado, e a taxa de aumento anual registrada foi superior à média do período 2011-2020”, alerta o boletim da OMM.

Em seu relatório, a agência da ONU indica que já se evidencia “a transição de uma parte da Amazônia de sumidouro a fonte de carbono”.”É alarmante e está vinculado ao desmatamento na região”, afirmou o secretário-geral da OMM, professor Petteri Taalas, em entrevista coletiva.

De acordo com esta agência da ONU, a desaceleração econômica causada pela covid-19 “não teve qualquer efeito evidente sobre os níveis atmosféricos dos gases de efeito estufa, nem em suas taxas de aumento, embora tenha ocorrido uma redução temporária das novas emissões”. A OMM informou que as emissões não param e que “a temperatura mundial continuará subindo”.

Fonte: AFP

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui