Conclusão do Centro de Comando Integrado é tema de reunião na sede do Grupo Independente

No local será instalada a central de videomonitoramento regional 24h.


0
Foto: Luís Fernando Wagner

Na manhã desta terça-feira (12), a sede do Grupo Independente (GI), no Bairro Alto do Parque em Lajeado, foi palco de reunião para discutir a continuidade das obras de conclusão do Centro Integrado de Operações (CIOp) Regional Lajeado , que está sendo edificado nos fundos do 22º Batalhão da Brigada Militar, na Rua Júlio May, no Centro da cidade.

No local será instalada a central de videomonitoramento regional 24h, que receberá as imagens geradas pelas câmeras localizadas nos municípios do Vale do Taquari, dentro do projeto de cercamento eletrônico regional. Os registros também serão compartilhados com a central em Porto Alegre.


ouça a reportagem

 


A obra é orçada em R$ 1,5 milhão, sendo que parte do recurso, que serviu para começar a construção do prédio veio de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC’s) , oriundos de ações trabalhistas, através do Ministério Público do Trabalho. Para o término da primeira etapa do centro, que contempla a conclusão da estrutura física, restam R$ 200 mil.

Um dos objetivos do encontro foi justamente chamar a atenção para a importância da captação dos recursos necessários para a conclusão da obra. “É um momento muito importante. O que foi apresentado é um equipamento de ponta. Estamos nos equiparando a Porto Alegre, que possui uma central, a pode com o sistema, transformar uma ocorrência local em estadual. A partir daí, todo o aparato do Estado estar´á a disposição para atender a ocorrência. É muito importante que cada município contribua, justamente pelo valor simbólico e por ser de propriedade de todos os municípios”, comentou o prefeito Marcelo Caumo (PP), de Lajeado.

O chefe do executivo de Estrela, Carlos Rafael Mallmann (MDB), prometeu levar a demanda à Associação dos Municípios do Vale do Taquari.

Foto: Luís Fernando Wagner

Representando o Ministério Público, o promotor Carlos Augusto Fiorioli reforçou as colocações do prefeito e se disse confiante na captação dos recursos. “Para avançar na segurança pública, precisamos dessas novas tecnologias. Tenho certeza de que os prefeitos aqui presentes terão a compreensão disso. Nós necessitamos concluir o prédio e colocar todas as equipes de trabalho que vão servir a todo o Vale do Taquari”, argumentou.

Anfitrião do encontro e um dos proponentes do evento, o diretor executivo do GI, Ricardo Brunetto salientou a importância de o Vale do Taquari contar com o sistema. “É algo que vai beneficiar todos os cidadão do Vale do Taquari. É muito importante fomentar a mobilização para viabilizar o orçamento da obra. Com o evento desta terça-feira, o Grupo Independente cumpre o seu papel comunitário, de incentivar esta discussão”, afirmou.

Foto: Luís Fernando Wagner

O CIOp

O prédio de cerca de 500 metros quadrados, terá três andares, dispondo de sala de videomonitoramento e reuniões, garagens e área para alojamento. No primeiro andar funcionará a garagem e a triagem. O segundo piso abrigará a Força Tática e o terceiro pavimento será o do videomonitoramento. A expectativa é de concluír a construção do prédio dentro de 90 dias.

Até o momento, dois municípios da região, além de Lajeado, fornecem imagens para a central. São eles: Santa Clara do Sul e Encantado. LF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui