Confira as programações de Páscoa das igrejas católicas e evangélicas de Lajeado

Haverá missas, cultos e celebrações presenciais e com transmissões pela internet


0
Foto: Ilustrativa

A Semana Santa em 2021 começou neste Domingo de Ramos (28) e segue até o Domingo de Páscoa (4 de abril). Na Sexta-feira Santa (dia 2 de abril) é feriado nacional. Em Lajeado, as paróquias Santo Inácio de Loyola, Moinhos e São Cristóvão promovem celebrações e missas presenciais, seguindo os protocolos exigidos pelo Modelo de Distanciamento do RS, e também programações virtuais. As igrejas evangélicas do município também organizam cultos e celebrações presenciais, com os devidos cuidados e distanciamento, além de programações online.

A matriz Santo Inácio de Loyola, do Centro de Lajeado, realiza nesta terça-feira (30), das 8h às 11h15 e das 14h às 17h30, confissões na matriz; e às 18h15, missa na Matriz Santo Inácio. Na Quinta-feira Santa (1º), das 14h às 18h, confissões na matriz e às 19h, missa da Ceia do Senhor Matriz Santo Inácio. Na Sexta-feira Santa (02), das 8h às 18h, Adoração individual na matriz; confissões das 8h às 11h e das 13h30 às 14h30, na matriz; e às 15h, Celebração da Paixão do Senhor. Logo após, haverá confissões na matriz até 17h30. No Sábado Santo (3), às 18h, missa solene e Vigília Pascal da Matriz Santo Inácio. E no domingo (4), às 8h30, missa da Páscoa do Senhor; e missa, às 19h, na Santo Inácio.

A participação máxima nas missas e celebrações da Santo Inácio é de 30 pessoas, sendo necessário agendar com antecedência na secretaria da paróquia. Os telefones para contato são (51) 3714-1080, (51) 3714-3709 ou WathsApp (51) 9 9913-1962. A Paróquia Santo Inácio também sugere que as pessoas façam um ambiente de Semana Santa em suas casas também; além de motivar a doação de alimentos para as famílias em situação de vulnerabilidade social. As doações podem ser entregues nas missas e celebrações ou durante a semana na secretaria paroquial.

Na Sexta-feira Santa, as famílias estão convidadas a colocar na porta das casas uma ramo verde (do Domingo de Ramos) com uma cruz e uma fita ou pano roxo, lembrando o sofrimento de Jesus por nós e o compromisso com os irmãos e as irmãs que sofrem. E no domingo de Páscoa, para simbolizar Jesus Cristo Ressuscitado, colocar um pano branco sobre a Cruz, sinal da vitória sobre a morte.

Moinhos

Na Paróquia de Moinhos, do Bairro Moinhos, haverá missas e celebrações presenciais de quinta a domingo, com lotação máxima de 30 pessoas em cada programação. Nesta quinta-feira (1º), ocorre uma missa, às 19h. Na Sexta-feira Santa (2), das 8h às 11h, a igreja estará aberta para orações; e às 15h, haverá celebração da Paixão. No sábado (3), terá missa, às 19h; e no domingo (4), missa de Páscoa, às 8h.

São Cristóvão

A Paróquia São Cristóvão, do Bairro São Cristóvão, realiza programação somente a partir de lives que podem ser conferidas na página do Facebook, com a presença da equipe de liturgia e animação do canto. Nesta Quinta-feira Santa (1º), ocorre missa, às 19h30; na Sexta-fera Santa (2), celebração da Paixão, às 15h; Sábado (3), haverá missa, às 19h; e domingo (4), missa de Páscoa, às 8h30.

IECLB

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), em Lajeado, realiza nesta Quinta-feira Santa (1º) mensagem com pastor Luis Henrique Sievers na página do Facebook @ieclblajeado e canal do Youtube IECLB Lajeado a partir das 9h.

Na Sexta-feira Santa (2), mensagem com pastor Eric Nelson na página do Facebook @ieclblajeado e canal do Youtube IECLB Lajeado a partir das 9h.

No sábado (3), culto infantil especial de Páscoa, com a orientadora Climene Metz. E no domingo (4), programa Palavra de Esperança especial de Páscoa com a pastora Miriam Diefenthaeler. Será a partir das 9h na Facebook @ieclblajeado e canal do Youtube IECLB Lajeado.

Além disso, membros da comunidade estão engajados na Celebração Nacional da Semana Santa. As famílias estão convidadas a pendurarem na porta das casas folhas de palmeiras do Domingo de Ramos e uma cruz na Sexta-feira Santa; e no Domingo de Páscoa (ovos coloridos ou outros). Completada essa etapa, podem compartilhar fotos nas redes sociais.

IELB

A Congregação Evangélica Luterana Cristo, da IELB de Lajeado, realiza culto nesta Sexta-feira Santa (2), às 9h; e cultos de Páscoa neste sábado sábado (3), às 18h e no domingo (4), 9h e 18h. As programações são presenciais, com lotação máxima de 30 pessoas. Também haverá transmissão online dos cultos nesta Sexta-feira Santa e Culto de Páscoa no Sábado às 18h, pela página do Facebook @ccristolajeadors.

Para participar dos cultos presenciais será necessário fazer a inscrição no links que serão que serão disponibilizados pela igreja. A confirmação da inscrição será no e-mail indicado. Além da inscrição prévia, será necessário o uso de máscara, álcool gel, levar sua própria Bíblia e manter o distanciamento entre os grupos familiares.

Texto: Rita de Cássia
redacao@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui