Confira os alimentos que diminuem a ansiedade 

O médico e gourmet Marcos Frank fala sobre os alimentos podem ser grandes aliados na tarefa de amenizar a ansiedade e estresse.


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Foto: Ilustrativa / Divulgação

Momentos como o que estamos vivendo influenciam muito a nossa ansiedade e estresse. Em dias de isolamento social, as taxas de cortisol, o hormônio do estresse, aumentam no organismo e os neurotransmissores (aqueles que dão sensação de felicidade e bem-estar) diminuem. Com isso, nosso corpo fica desregulado.


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Para ajudar nesse controle, os alimentos podem ser grandes aliados nessa tarefa. Tudo o que comemos possui grande poder sobre o corpo e as emoções. Isso acontece pois alguns alimentos contêm substâncias que atuam nos neurotransmissores e podem levar a alterações de humor, ansiedade, depressão e até mesmo sensação de bem-estar. “Um estilo de vida com dieta rica em carboidratos simples e gorduras ruins, por exemplo, leva o corpo a um processo de inflamação crônica. Essa inflamação se torna capaz de alterar o funcionamento de hormônios que atuam na modulação do estresse, como o cortisol”,
Eles foram testados por um estudo da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e funcionam mesmo contra o estresse:

Ovo, fígado, castanhas de caju e ostras

Alimentos com alta concentração de zinco são indispensáveis. É que a deficiência do mineral vem sendo relacionada em pesquisas com pacientes que sofrem de depressão e ansiedade.

Espinafre e Acelga

Ricos em magnésio, os alimentos ajudam a forjar a sensação de tranquilidade. Estudo indica que camundongos que tiveram o magnésio suprimido da alimentação acabaram por demonstrar um comportamento ansioso.

Picles, chuchu, kefir e vegetais conservados em salmoura
Alimentos ricos em probióticos foram associados à diminuição da ansiedade, relacionando bactérias benéficas, saúde do intestino e diminuição da ansiedade social.

Aspargos

Após o governo chinês aprovar o uso do extrato de aspargo na indústria alimentícia, estudantes da Academia Chinesa de Ciências Médicas comprovaram as propriedades antiansiedade do vegetal, graças à presença do ácido fólico.

Frutas vermelhas

Alimentos antioxidantes, que protegem as células sadias do organismo, como frutas vermelhas, e especiarias, como açafrão e gengibre, possuem alto nível de propriedades antiansiedade, reduzindo o cortisol.

Chocolate: É fonte de flavanoides, que reduzem a neuroinflamação. O chocolate amargo por exemplo, tem magnésio que ajuda a reduzir sintomas de depressão.

Ovos à fiorentina

O refogado de espinafre, coroado por um ovo frito com a gema bem molinha faz dos Ovos à fiorentina um clássico da cozinha caseira.

INGREDIENTES
1 maço de espinafre
2 colheres (sopa) de manteiga
2 ovos
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO
1. Separe as folhas dos talos do espinafre. Os talos podem ser picados e usados para outra preparação, como um refogado. Lave as folhas em água corrente e em seguida deixe de molho em água com 1 colher (chá) de vinagre por 15 minutos. Retire as folhas da água com cuidado, para que as sujeirinhas fiquem no fundo da tigela.

2. Numa frigideira grande, de preferência antiaderente, derreta 1 colher (sopa) de manteiga em fogo médio e junte o espinafre, mexendo por cerca de 5 minutos, para que as folhas cozinhem por igual. O espinafre vai murchar e soltar água. Quando o líquido que tiver se formado evaporar, tempere com sal e pimenta-do-reino. Misture bem, tampe para não esfriar e desligue o fogo.

3. Se quiser ovos bem redondinhos, faça um por vez. Caso contrário, quebre os 2 ovos numa tigela com cuidado para não furar as gemas.

4. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo baixo e, quando esquentar, derreta 1 colher (sopa) de manteiga. Transfira os ovos para a frigideira (com cuidado de novo para não quebrar as gemas!) e deixe fritar por cerca de 3 minutos, até a que a clara esteja cozida, mas a gema ainda mole.

5. Enquanto os ovos fritam, divida o espinafre em dois pratos. Separe os ovos com uma espátula e coloque cada um sobre uma das porções de espinafre. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e sirva imediatamente.

Marcos Frank, médico e gourmet. Confira as receitas na página do Instagram: @hungryp@2020!

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