Confirmada pena de 20 anos de prisão para ex-presidente sul-coreana

Park foi considerada culpada de receber, ou de pedir dezenas de milhões de dólares a empresas sul-coreanas, como a Samsung Electronics, de compartilhar documentos secretos, de "colocar em uma lista negra" artistas que criticavam sua política e de demitir autoridades que se opunham aos seus abusos de poder.


0
A ex-presidente da Coreia do Sul Park Geun-hye (Foto: Kim Hong-Ji/Reuters)

O Supremo Tribunal da Coreia do Sul confirmou hoje a sentença de 20 anos de prisão para a ex-presidente Park Geun-hye pelo escândalo de corrupção que precipitou seu impeachment em 2017. A mais alta corte também aprovou as multas e indenizações que chegam a 21,5 bilhões de wons (16 milhões de euros).

Esta decisão encerra um longo processo judicial que se seguiu à queda da ex-chefe de Estado após vários meses de protestos em massa.

Primeira mulher eleita para a Presidência da Coreia do Sul, Park foi condenada em 2018 a 30 anos de prisão por corrupção e abuso de poder.

Após uma série de recursos e de novos julgamentos, a sentença foi reduzida para 20 anos de prisão.

A ex-presidente terá mais de 80 anos quando tiver cumprido os 22 anos de prisão a que foi condenada.

Park foi considerada culpada de receber, ou de pedir dezenas de milhões de dólares a empresas sul-coreanas, como a Samsung Electronics, de compartilhar documentos secretos, de “colocar em uma lista negra” artistas que criticavam sua política e de demitir autoridades que se opunham aos seus abusos de poder.

Fonte: UOL

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui