Congresso adia eleições para novembro; veja como fica o calendário eleitoral

Confira as informações do programa Correspondente Independente das 8h.


0
Foto: Nelson Junior/ASICS/TSE

O Congresso Nacional aprovou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera as datas do calendário eleitoral deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus.
O calendário inicial, definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dezembro do ano passado, previa o primeiro turno em 4 de outubro, e o segundo, em 25 de outubro. A PEC aprovada pelo Congresso adia o primeiro turno para 15 de novembro, e o segundo, para 29 de novembro. O adiamento foi debatido pelo Congresso em audiências com especialistas e integrantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Carro com filhos do cantor Leonardo cai dentro de rio em Goiás

O carro que transportava dois filhos e o motorista do cantor sertanejo Leonardo capotou e caiu no Rio do Boi, em Goiás. O acidente aconteceu a 40 km da fazenda do artista, na tarde desta quarta-feira (1º). Um vídeo mostra quando o carro é retirado da água (veja acima). Segundo a assessoria de Leonardo, eles seguiam para a propriedade rural, localizada em Jussara, quando aconteceu o acidente. O motorista do carro tentou desviar de uma carreta que estava na pista e capotou. O caminhoneiro ajudou no socorro das vítimas. Os filhos do cantor Matheus e João Guilherme, juntamente com o motorista, foram levados para uma unidade de saúde, mas não apresentaram ferimentos e foram liberados.

Bolsonaro participa nesta quinta de cúpula do Mercosul; reunião será por vídeo pela primeira vez

O presidente Jair Bolsonaro participa nesta quinta-feira (2) da 56ª reunião de cúpula de chefes de Estado do Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Em razão da pandemia do novo coronavírus, o encontro dos líderes do bloco será realizado por videoconferência, a primeira vez na história, segundo o Ministério das Relações Exteriores. O Paraguai exerce a presidência do Mercosul atualmente. Nesta quinta, o presidente Mario Abdo Benítez passará o comando rotativo do bloco para o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. A reunião de cúpula está marcada para as 10h (horário de Brasília).

Auxílio Emergencial: termina hoje prazo de cadastramento para receber benefício

Termina nesta quinta-feira (2) o prazo para o trabalhador se inscrever para receber o Auxílio Emergencial. Depois desta data, segundo a Caixa Econômica Federal, o site e o aplicativo serão utilizados apenas para acompanhar o pagamento do benefício ou o processamento do pedido. De acordo com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, a partir de sexta-feira (3), o cadastramento estará fechado.

Ventos de quase 100 km/h deixam rastro de destruição no Litoral Norte

A ligeira formação de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul, que justamente devido a essa característica ganhou o nome de ciclone-bomba pelos meteorologistas, deixou um rastro de destruição pelo estado, com ventos que ficaram entre 100 e 120 km/h e muita chuva em algumas localidades. O Litoral Norte não foi poupado entre a noite de terça e a manhã de quarta-feira sentiu os efeitos da forte ventania. Tramandaí e Capão da Canoa foram as cidades mais prejudicadas. Os postes de iluminação da ponte Giuseppe Garibaldi foram “dobrados” pelo vento e um hospital foi atingido pelas fortes rajadas e pacientes precisaram ser deslocados. Também houve danos, em menor proporção, em Cidreira, Imbé, Osório e Xangri-lá. Ninguém ficou ferido.

Vacina chinesa contra a Covid-19 vai ser testada no Hospital da PUCRS

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou, nesta quarta-feira, que o Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, vai ser um dos 12 centros de testes de uma vacina chinesa contra o coronavírus. As unidades serão responsáveis pelos testes da fase 3, em humanos, da CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac Biotech e considerada uma das mais promissoras em todo o mundo. Em Porto Alegre, o trabalho deve ser coordenado pelo médico infectologista Fabiano Ramos. Nesta semana, serão definidos os números e critérios para recrutamento de voluntários gaúchos. Assim como em São Paulo, os testes devem começar pelos profissionais da saúde, que compõem a linha de frente do enfrentamento da pandemia.

Produção e apresentação: Júlio César Lenhard
Próxima edição: hoje, ao meio-dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui