Congresso só aprova leis que favorecem reeleição

Com isto, os chamados “partidos de aluguel” voltam a ganhar força nas eleições


0

Mudar regras eleitorais é retrocesso

A maioria do Congresso Nacional apenas aprovará leis eleitorais que lhes permitam reeleger-se sempre. É por isso que deputados de todos os partidos e tendências, direita e esquerda, aprovaram a volta das coligações partidárias, sob a denominação de “federação de partidos”. Com isto, os chamados “partidos de aluguel” voltam a ganhar força nas eleições. E o fundão eleitoral vai par as mãos de mais caciques partidários. Além de ressuscitar as coligações, o Congresso desfez a decisão de reforçar a “cláusula de barreira”.

PTB com os dias contados

Dois dias após almoçar com políticos em São Paulo, o ministro Alexandre de Moraes (STF) abriu mais um inquérito contra Jair Bolsonaro e mandou prender o presidente do PTB, Roberto Jefferson, aliado do presidente e crítico ferrenho do Supremo. O partido comandado por Jefferson, que já teve como filiados grandes figuras da política nacional, se deteriora ainda mais. Aqui no RS, seus principais líderes anunciaram que deixarão a sigla na janela partidária. A decisão da maioria é após briga com o presidente nacional, preso na sexta-feira. O PTB sucumbe.

Não vai levar

A prefeitura não vai conceder os 18,8% de reajuste nas tarifas do estacionamento rotativo de Lajeado, solicitados pela Stacione, empresa que administra o serviço. O processo está em análise no setor contábil e depois passará por análise do jurídico. Até o final do mês o prefeito deverá dar seu parecer e seguirá para o Conselho de Trânsito. Pelo que a coluna apurou, o reajuste deverá ficar na metade do percentual pedido.

Além da causa animal

A vereadora de Lajeado Ana da Apama (MDB) foi eleita tendo como principal bandeira a defesa da causa animal. E como tal, tem apresentado inúmeros projetos na Câmara, alguns já aprovados. No entanto, outros temas também estão no radar de Ana. Ela emplacou o Maio Laranja, mês para discutir a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, e o projeto que permite usar as paradas de ônibus da cidade para grafitagem. Nesta semana, a vereadora esteve na escola Moisés Cândido Veloso conversando com os alunos sobre estes temas e o papel do vereador.

Foto: Assessoria/Arquivo Pessoal

Auxílio em Brasília

O lajeadense Douglas Sandri (Novo) tem sido um porta-voz do Vale do Taquari em Brasília e ciceroneado prefeitos, vices, secretários e vereadores de todo Estado nas audiências na Câmara dos Deputados. Nesta semana, ele acompanhou o prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, e o secretário de Administração, Áurio Scherer, com demandas na capital. Douglas, como assessor parlamentar, tem acompanhado os bastidores do poder, Executivo e Legislativo, e ajudado na defesa de projetos especialmente do Vale do Taquari.

Foto: Assessoria/Arquivo Pessoal

Solução encaminhada

O secretário Adjunto de Obras do Estado, Giovane Wickert, visitou a Escola Carlos Fett Filho em Lajeado. Hoje, desde a demolição de um dos blocos da escola, alunos estão utilizando dependências do CTG, localizado ao lado. Faltam salas de aulas, sanitários e o refeitório. Segundo a diretora Eloisa Franz, há uma necessidade urgente de um novo prédio, em virtude da improvisação e também pela lista de espera. Na visita, Giovane explicou que o projeto está em tramitação junto a secretaria e existe a necessidade de atualização do orçamento. O secretário esteve acompanhado do vereador Adriano Rosa e do primeiro suplente Rodrigo Conte, ambos do PSB.

Foto: Assessoria/Arquivo Pessoal

Bons exemplos

Foram distribuídos nesta sexta-feira pães de São Roque, produzidos pelas senhoras da comunidade de Bela Vista do Fão, em Marques de Souza. Foram preparadas 100 unidades dentro da campanha do “pão solidário”, em alusão a São Roque, santo que tem ligação com a comunidade e lembrado no dia 16 de agosto. Como a comunidade não pode realizar a festa, em função da pandemia, decidiu fazer uma ação de partilha. Em troca do pão, foi arrecado ração para cachorro, animal que tem São Roque como protetor.

Foto: Andressa Trombini

Uma bebida para a pitaia

Agricultores de Sério, em parceria com o setor público, estão desenvolvendo junto à Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) refrigerante, vinho e espumante da fruta pitaia ou pitaya (vale as duas grafias). Recentemente, na Unisinos foi feita a primeira prova do refrigerante. Prefeito Moisés de Freitas acredita que as bebidas ajudarão na divulgação do município e irão atrair ainda mais os olhares dos turistas para Sério. O município é um dos principais produtores de pitaia do Estado. Bonita, exótica e gostosa, as qualidades da pitaia são gigantescas para saúde e, por isso, se tornou uma nova moda das dietas, ganhando espaço cada vez maior no mercado brasileiro.

Foto: Ezequiel Ariotti/Arquivo Pessoal

Curtas

** Secretário adjunto de Obras e Habitação do Estado, Giovani Wickert, ex-prefeito de Venâncio Aires, poderá concorrer a deputado na eleição de 2022 pelo PSB.

** Nas escolas da rede estadual do Vale do Taquari, cerca de 40% dos alunos não voltaram ao ensino presencial. Os números foram apresentados pela coordenadora regional de Educação, Cássia Benini. A maior parte desses alunos está no ensino remoto, e um contingente não especificado a Secretaria Estadual de Educação não conseguiu contatar e localizar. Um trabalho de busca ativa é realizado com o auxílio do Conselho Tutelar e do Ministério Público.

** Enquanto a CPI distrai a turma, a Câmara dos Deputados aprovou esta semana a medida provisória de Bolsonaro que renova alterações nas regras trabalhistas e estende o programa que permite reduzir salários e jornada em troca de estabilidade no emprego.

** A votação da PEC do voto impresso mostrou não só divisão na Câmara, mas dentro dos partidos, de todas as ideologias. Siglas como PDT, PSB, PSD, PL e PSDB viram grande parte dos deputados contrariando lideranças. A PEC foi rejeitada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui