Congresso vai aprovar o Distritão

Opinião, os bastidores da política e as notícias 'quentes' da região na coluna do Fabiano Conte


0

Tudo indica que vai ser aprovada sem dificuldade alguma a PEC 125, da “reforma eleitoral”, que institui o distritão. Serão vencedores os mais votados, simples assim. Hoje, as vagas nos parlamentos são preenchidas com base nos votos obtidos pelos partidos. Nesse modelo, em vez de priorizar o apoio a partidos, a tendência é de políticos que são mais conhecidos sejam beneficiados, já que eles tendem a conquistar mais votos do que um político estreante, por exemplo. A ideia é de que a proposta possa valer já a partir de 2022. Pelo novo cálculo, por exemplo, a composição das câmaras de vereadores, assembleias e da própria câmara dos deputados, teria alterações significativas, dos atuais eleitos.


Na carona
No sistema atual, que dá poder às direções partidárias, candidato bem votado “arrasta” candidatos sem votos suficientes para se eleger. Quantos que só ganharam mandato em razão do puxador de votos e da legenda. O novo modelo tende a fazer com que novos candidatos sejam cada vez mais escassos nas eleições.


Tacada de Mestre
Prefeito de Estrela, Elmar Schneider, dá mais uma “tacada” de mestre em termos políticos e traz para seu governo um concorrente da eleição passada. Comandante César, que disputou a prefeitura pelo MDB, fará parte do governo. Deverá assumir a secretaria da Administração e Segurança Pública (setor incorporado recentemente na pasta). Com a medida, que deverá ser anunciada nos próximos dias, Schneider traz de fato o MDB para a base aliada e com isto agrega ao governo praticamente todos os partidos registrados em Estrela. Cria uma base sólida para tocar os projetos de governo até 2028.

Foto: Arquivo Pessoal

 


Rejuvenescida no maior
O “novo” PDT de Estrela teve seus dirigentes empossados nesta semana com a presença do deputado federal Pompeo de Mattos e do coordenador regional José Scorsatto. Guilherme Engster será o presidente e terá pela frente o desafio de renovar a sigla. O PDT é o partido com maior número de filiados e já teve prefeitos e vereadores eleitos em épocas passadas. Os atuais vereadores Felipe Schossler e Douglas Daroit deverão ingressar no PDT na janela partidária. A partir de agora o partido também fará parte da base aliada do governo de Elmar Schneider.

Foto: Assessoria

Desafio gigante
O gaúcho Onyx Lorenzoni terá um grande desafio pela frente: gerar emprego e amenizar o impacto de mais de 14 milhões de desempregados no Brasil. Felipe Diehl, assessor parlamentar, esteve reunido com o recém nomeado Ministro do Trabalho e Previdência, esta semana em Porto Alegre. Além de falarem sobre a retomada da economia no pós-pandemia e a geração de empregos, também conversaram sobre demandas do Vale do Taquari, principalmente sobre pautas da CIC Regional e sugeridas pelo presidente Ivandro Rosa. Felipe Diehl, que atua com Onyx desde 2013, concorrerá a deputado federal em 2022 em dobradinha com Onyx Lorenzoni a governador e Jair Bolsonaro a presidente.

Foto: Rafael Carvalho/Ministério do Trabalho

Na “onda” das medalhas
O reconhecimento do skate como esporte e a valorização da categoria no Brasil após conquista de medalhas olímpicas em Tóquio. É neste embalo que trabalha a Associação de Skatistas e Similares de Lajeado (Assla), que tem como presidente Samuel Zanquettin, e vários apoiadores da causa como o narrador e praticante Diego Gomes, o “Diegão Narrador”. Lajeado conta com uma ampla pista, de cerca de 800m², no Parque dos Dick. Mas a luta da associação é por um novo espaço, maior e profissional, feito por especialistas. Se a “Fadinha” saiu do interior do Maranhão para conquistar medalha em Olimpíada, porque não sonhar com um atleta de alto nível aqui da cidade no futuro.

Foto: Rodrigo Gallas

CURTAS:
** A rede de lojas Casas Bahia, que chegou a fechar todas as unidades no RS há mais de 10 anos, abre mais duas lojas no Estado nesta semana, em Taquara e Lajeado. Já são 18 unidades por aqui e mais 10 devem abrir até o final do ano.
** Paula Mourão, esposa do vice-presidente Hamilton Mourão, esteve recentemente na Serra Gáucha. Em Gramado, foi recebida em pontos tradicionais da cidade. O marido não acompanhou a viagem por estar fora do Brasil.
** Que ideia infeliz do governo federal de saudar o Dia do Agricultor com uma foto de homem com arma no ombro. Parece foto do velho oeste americano do século XVIII. Já tiraram a homenagem do ar.
** A fábrica de calçados da Piccadilly, no bairro Canabarro, recebeu a visita da atriz e humorista Fabiana Karla, “embaixadora” de um novo modelo de calçados da empresa, fabricado apenas na unidade de Teutônia. A atriz fez várias postagens em suas redes sociais agradecendo o carinho e recepção no município.

FOTO: Arquivo Pessoal

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui