Conheça a atuação do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari

Entidade fundada em 1986 promove um projeto itinerante para valorizar a pesquisa histórica na região


0
Presidente do IHGV, Christiane Schneider (Foto: Tiago Silva)

O trabalho do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari (IHGV), que está com um projeto itinerante para ressaltar o trabalho de pesquisa e o conhecimento historiográfico regional, foi destaque na entrevista do programa Troca de Ideias desta segunda-feira (25) com a presidente da entidade, Cristiane Schneider.

Conforme ela, o projeto busca proporcionar conversas sobre pesquisas, estudos e trabalhos realizados por historiadores relacionados ao Vale do Taquari. A ideia é apresentar e propor aprofundamento dos temas nos municípios.

“A ideia é uma vez por mês ou a cada dois meses a gente trazer esse evento para prestigiar o nosso instituto”, conta. Recentemente, foi realizada uma apresentação em Estrela sobre os 200 anos da imigração alemã no RS com o professor Jorge Cunha, recém-empossado na Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat). O próximo evento organizado pelo IHGV será em Arroio do Meio, no dia 24 de agosto, no Museu de Arroio de Meio. As atividades são abertas ao público, de modo gratuito.

A presidente lembra que o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro é a entidade mais antiga do Brasil, fundada em 1836 pelo imperador Dom Pedro II, depois nasceram as ramificações estaduais e regionais. Em 1986 surgiu o Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari.

Cristiane Schneider ressalta que o instituto procura sempre prestigiar os “pratas da casa”, historiadores formados na região e que atuam na região. Atualmente, o IHGV tem cerca de 50 associados. A sua sede está vinculada ao Centro de Memória da Univates.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui