Conheça a manobra de Heimlich, a técnica que salva vidas

Sargento do Corpo de Bombeiros explica a importância da técnica em entrevista na Rádio Independente


0
Foto: Cícero Copello

As ocorrências de sufocação ou engasgamento entre crianças é mais comum do que se pensa. E para orientar os pais, especialmente os de primeira viagem, é necessário muita experiência. Nestes casos o Corpo de Bombeiros ou a Brigada Militar são acionados, pois são a quem os pais recorrem quando precisam desobstruir as vias aéreas dos filhos. Em entrevista ao programa Operação Conjunta, nesta quinta-feira (14), o sargento do Corpo de Bombeiros de Lajeado, Leandro Madeira de Oliveira, explicou a manobra de Heimlich, uma situação que cada vez se torna mais popular. “A manobra para uma criança é uma e para adulto é outra. O importante é quem está no telefone saber passar a manobra pra mãe ou o pai”, diz o sargento Oliveira.

O engasgamento é a terceira causa de morte de crianças no Brasil. Oliveira comenta que a forma de executar a técnica é passada aos pais ainda por telefone. Os bombeiros fazem um curso, treinam e depois vão para a prática. “A gente faz isso e faz com que dê certo. Nós temos diversas situações no Corpo de Bombeiros Militar. Temos excelentes profissionais que já salvaram vidas várias vezes. São homens e mulheres experientes trabalhando no dia a dia e devido a repetição estão com a frieza necessária para fazer o melhor”.

O sargento explica que para aplicar a técnica a primeira preocupação é com a criança. Os pais estão nervosos e acalmá-los é mais difícil. Neste caso entra a experiência do profissional do outro lado da linha. “Quem sofre mais com isso são os recém-nascidos. Eles são mais propensos a isso, porque estão se adaptando. Os pais, às vezes com pouca experiência por ser o primeiro filho, ficam muito nervosos e acalmá-los é mais uma missão”, explica.

Como aplicar a técnica

O Sargento Oliveira explica a forma correta de aplicar a técnica: “A gente orienta que o pai ou a mãe precisam fazer um “v” entre os dedos da mão, colocar a criança de barriga para baixo e o rosto da criança entre esse “v”. É importante lembrar que em bebês não se dá tapas. É necessário fazer pressão, faça isso cinco vezes”. Enquanto os pais são orientados, uma viatura deslocou até o endereço, pois mesmo que tudo fique bem será necessário levar a criança para avaliação médica.

Dever cumprido

O sargento Leandro Madeira de Oliveira, fala sobre a satisfação que é conseguir aplicar a técnica e ter a certeza do dever cumprido. “Quando você está falando com o pai ou com a mãe e escuta ao fundo o bebê chorando. É gratificante, a nossa prioridade sempre é a vida. Nós lutamos por cada vida”.

Adulto

No caso de adultos engasgados a manobra é um pouco diferente. “A gente vai por trás da pessoa que está engasgando. Junta as mãos, faz como um caroço de caju e coloca por baixo do osso esterno, na boca do estômago. E faz o movimento como uma letra “J” para cima e aquilo vai fazer com que haja a desobstrução. Faz com força, para cima. É questão de técnica”, explica.

Importante

Mesmo que a manobra seja feita sem a presença dos bombeiros ou profissional de segurança especializado, é importante levar a vítima para o hospital.

O que é a manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros, utilizada em casos de emergência por obstrução de corpo estranho, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique obstruído nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui