No Papos de Mulher deste sábado (1º), apresentadora Aline Silva recebeu na bancada do programa a estetacosmetóloga Ani Garbin, diretora do Centro Estético Terapêutico Vivendi em Lajeado. Ela destacou os tratamentos complementares de beleza, estética e saúde com ozônio, a ozonioterapia. Ani chama de “gás medicinal”.
“O ozônio é um gás medicinal. O oxigênio, ele passa por um aparelho e, nesse aparelho, ele recebe uma descarga elétrica, dividindo as moléculas de oxigênio, se transformando em O³: três moléculas de oxigênio, que é o ozônio. É esse gás que vai fazer todos os efeitos no nosso organismo”, explica.
ouça a entrevista
Conforme ela, a técnica é usada há mais de 130 anos, foi muito utilizada durante a Segunda Guerra Mundial para cuidar das feridas dos soldados, e atualmente é utilizada como tratamento complementar à Covid-19, para aumentar a imunidade do paciente.
Ani lista os benefícios da ozonioterapia: aumento da imunidade, antibactericida e fungicida, anticéptico, lipolítico, analgésico e cicatrizante.
A especialista explica que o ozônio entra pela corrente sanguina e vai dentro da célula do ser humano, para promover o equilíbrio do organismo e oxigenar as células do corpo.
Atualmente, as suas principais utilizações são como terapia complementar nos tratamentos estéticos e no aumento da imunidade.
Formas de aplicações
A aplicação pode ser feita de algumas formas. As mais comuns são:
- injeção subcutânea: o gás é injetado sob a pele
- auto-hemotransfusão: o sangue do paciente é retirado do organismo, misturado ao O3 e, depois, reintroduzido
- aplicação externa: gás de ozônio é vaporizado diretamente na pele
- óleos ozonizados: aplicados localmente por meio de massagem.
Saiba mais
O Centro Estético Terapêutico Vivendi está localizado na Rua Bento Gonçalves, 801 – sala 601 (Edifício Albert Sabin), no centro de Lajeado. Todos os atendimentos são realizados em salas individuais, preservando sua privacidade. As avaliações, gratuitas, podem ser agendadas por WhatsApp (51) 9 9551-7573, telefone (51) 3011-3007, além do email esteticavivendi@gmail.com.
Deputado detalha o Comitê Gaúcho Eles Por Elas
A apresentadora Aline Silva também conversou nesta edição do ‘Papos’ com o deputado estadual Edegar Pretto (PT). Ele é coordenador do Comitê Gaúcho Eles Por Elas (He For She) da ONU Mulheres. Ele explicou que faz comitê e o objetivo da campanha “Máscara Roxa”, para denunciar violência doméstica com a participação das farmácias.
ouça a entrevista
Papos Com Quem Sabe
O quadro “Papos Com Quem Sabe” deste sábado (1º) é com a nutricionista clínica Mariane Halmenschlager. Ela é especializada em comportamento alimentar e, hoje, aborda o assunto “como manter uma rotina alimentar mais saudável”. Ouça!
Estilo, por Douglas Petry
Todo sábado, o consultor Douglas Petry traz um conteúdo especializado em moda, arte, decoração, estilo e bom gosto.
Na pauta de hoje, Douglas aborda o dilema: “Usar brilho durante o dia?” Ouça e saiba como sair desse impasse!
Na Cozinha: Mil-folhas de batata
com Daniel Bortolini
Ingredientes
- 1 kg de batata (cerca de 5 unidades)
- 3 ramos de tomilho
- ¼ de xícara (chá) de azeite
- 1 colher (chá) de sal (sugestão)
- Pimenta-do-reino moída na hora (de preferência) a gosto
- Azeite para untar o refratário
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Unte com azeite um refratário quadrado de 17 cm. Lave bem a casca das batatas sob água corrente e seque com um pano de prato. Com um fatiador de legumes, corte as batatas em fatias finas e longas, no sentido do comprimento. As fatias devem ter cerca de 3 milímetros cada.Transfira as batatas para uma tigela grande, junte os ramos de tomilho debulhados, tempere com o sal, pimenta a gosto e regue com o azeite. Misture bem com as mãos para soltar as fatias e envolver toda a superfície com azeite.
Para a montagem, disponha as fatias de batatas no refratário untado, de forma perpendicular ao fundo, uma sobreposta a outra até preencher todo o refratário. Como dica, vá segurando as batatas com uma das mãos e encaixando as outras, assim elas permanecem de pé e não escorregam para o fundo do refratário. Não se preocupe em deixar as batatas retinhas, pode ser bem rústico mesmo.
Cubra o refratário com um pedaço de papel alumínio e leve ao forno para assar por 20 minutos. Retire o papel alumínio e volte o refratário ao forno para assar por mais 40 minutos, até as batatas ficarem bem douradas nas pontas e macias no centro. Sirva a seguir.