Conheça o engenheiro e o escultor responsável pela construção do Cristo Protetor de Encantado

Markos Moura é o escultor responsável e veio de Fortaleza especialmente para trabalhar na escultura; Artur Lopes de Souza lidera pela primeira vez uma obra


0
Escultor faz o planejamento todo a mão, sem ajuda de computação gráfica (Foto: Caroline Silva)

Com um total de 43 metros de altura, o Cristo Protetor de Encantado deve ser o maior monumento de Cristo do mundo. Por trás desta obra estão duas pessoas importantes para o andamento da construção: Artur Lopes de Souza e Markos Moura.

Artur, aos 63 anos, lidera pela primeira vez uma obra. Ele é o supervisor da construção. O engenheiro conta que desde a retomada dos trabalhos, em setembro do ano passado, o monumento vem tomando forma em ritmo acelerado. “A gente começou em 2019, e tivemos que parar por seis meses devido a pandemia. Agora estamos tocando direto e com pouca gente”, diz. Atualmente, oito homens atuam na obra.

Ele destaca que o trabalho é feito em conjunto entre engenharia e escultura, e que nenhuma etapa pode ser ultrapassada. “A gente trabalha em conjunto com o pessoal da escultura, que tem um trabalho que não pode ser apurado, o escultor precisa de calma e tempo para analisar seu trabalho”, explica.

Artur fala que é gratificante liderar uma obra como a do Cristo. “É uma obra diferente, já trabalhei em muita grandes obras, mas nunca na liderança e aqui eles confiaram a mim este trabalho, e graças a parceria que fizemos com os escultores estamos conseguindo levar bem a obra”, comenta.

Markos Moura é o escultor responsável e veio de Fortaleza especialmente para trabalhar na escultura; Artur Lopes de Souza lidera pela primeira vez uma obra (Foto: Caroline Silva)

Markos Moura é o escultor responsável. Natural de Fortaleza, ele veio com a família para Encantado para dedicar-se ao monumento. Ele diz que será uma obra única. “Está sendo muito gratificante estar fazendo o maior Cristo do mundo da atualidade. Para cada obra é uma identidade única. Estamos neste desafio para estar trazendo algo único, acredito que não tenha preço realizar uma obra como essa”, ressalta.

Ele revela que o mais difícil em uma escultura é a construção do rosto, o que já está pronto no Cristo Protetor. “O mais difícil é você chegar no rosto, porque você tem que tomar cuidado para não fazer uma expressão brava ou triste demais”, conta.

Cristo Protetor ganha cabeça e braços

Foram realizados nesta terça-feira (6) o içamento e a implantação dos braços e do rosto do Cristo Protetor de Encantado. O serviço junto ao corpo do monumento foi feito através de dois guindastes.

maior estrutura de Cristo do Brasil teve suas obras retomadas em setembro de 2020. Os trabalhos foram interrompidos em março de 2020 por conta da pandemia. A obra está orçada em R$ 2 milhões e é uma iniciativa da Associação Amigos de Cristo, que foi criada especialmente para arrecadar fundos para o monumento.

A inauguração da estátua estava prevista para dezembro do ano passado, o que não ocorreu. Agora, a expectativa é final de 2021. O Cristo Protetor está localizado no alto da Lagoa da Garibaldi, um dos principais pontos turísticos do município. Um elevador será instalado no interior da estátua e as pessoas poderão avistar a cidade, do peito do monumento.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

Veja a estrutura do Cristo Protetor 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui