Conheça o projeto do Colégio Martin Luther que incentiva o gosto pela leitura e pensamento crítico

Professor de História, Filosofia e Sociologia do CML, de Estrela, Dario Delavald detalha atividades que são realizadas na escola há 10 anos com alunos do 1º e 2º anos do ensino médio


0
Professor de História, Filosofia e Sociologia do CML, Dario Delavald (Foto: Jonas de Siqueira)

O Colégio Martin Luther (CML), de Estrela, iniciou nesta semana as atividades sobre o livro “21 lições para o século 21”, do escritor Yuval Harari. Em entrevista ao programa Redação no Ar desta quarta-feira (29), o professor de História, Filosofia e Sociologia do CML, Dario Delavald, contou detalhes do projeto que é realizado na escola há 10 anos com alunos do 1º e 2º anos do ensino médio.

Delavald explica que o objetivo é promover o gosto pela leitura, levar o aluno a compreender, interpretar, refletir e contextualizar o aprendizado da leitura com o cotidiano. “Com isso, fazer com que o conhecimento produzido transborde para fora dos muros da escola”, declara o professor.

Com mais de 20 anos de profissão, o professor pondera a importância do aluno poder pensar e, a partir disso, fazer reflexões. “A principal ideia é fazer a percepção do quanto é importante o ato de cidadania. Ser cidadão é estar atuante”, comenta Delavald. 

O professor de História, Filosofia e Sociologia ressalta que os cinco capítulos da obra abordam assuntos como: educação, questões ambientais, relações com a comunidade, inteligência artificial, guerras nucleares, Fake News, entre outros diversos assuntos, que vão se vinculando aos poucos na narrativa. Conforme Delavald, a obra é uma leitura indicada para quem quer um novo ponto de vista.

Na próxima semana iniciam uma série de atividades práticas, com intuito de contextualizar os assuntos. Entre elas, o professor destaca um podcasts, com reflexões sobre a educação na atualidade, e um “júri popular” para socializar sobre ética.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui