Conheça os planos de longo prazo da Fundef para tirar do papel o sonho de um hospital próprio em Lajeado

Entidade completa 30 anos de atuação em Lajeado neste sábado


0
Diretora executiva Dorli Maria Diehl e a diretora administrativa, Carla Luciane Dietrich, compartilham a história, forma de atendimentos e os planos para o futuro da instituição (Foto: Tiago Silva)

A Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais (Fundef) completa 30 anos neste sábado (16) em Lajeado. A entidade é uma instituição beneficente que busca a reabilitação de pessoas com fissuras labiopalatais e deficiência auditiva. Ela nasceu em 1991, por iniciativa do médico Wilson Dewes, que procurou o Hospital Bruno Born (HBB) para a criação de setor especializado para procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais.

No final de 2019, a entidade fixou sua sede administrativa e ambulatorial, onde realiza atendimentos pré e pós-cirúrgicos, na Avenida Benjamin Constant, 1210, no Centro. Já as cirurgias continua no Hospital Bruno Born. No programa Redação no Ar desta sexta-feira (15) a diretora executiva Dorli Maria Diehl e a diretora administrativa, Carla Luciane Dietrich, detalham a história, a forma de atendimento e os planos para o futuro da entidade.

Os atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e os pacientes são encaminhados por meio das secretarias municipais de Saúde. Hoje, a Fundef é referência na área de fissura labiopalatina para 397 municípios gaúchos, e para 62 cidades em deficiência auditiva. A força do voluntariado é a marca da instituição. As cirurgias, por exemplo, realizadas no HBB, são feitas por 11 médicos que se dedicam, voluntariamente, à instituição.

No futuro, a entidade deseja construir um hospital próprio, um sonho que a direção tem a longo prazo. Para isso, ela já tem a doação do terreno que a Prefeitura de Lajeado fez, no Bairro Bom Pastor. O projeto está sendo adequado ao espaço e, a partir daí, será feito um levantamento de valores necessários.

A estrutura própria deve possibilitar um ambiente melhor para os atendimentos, com um centro cirúrgico próprio. Hoje, as cirurgias que a Fundef realiza entram dentro da sistemática de agendamentos do HBB, o que reflete em algum atraso.

Atualmente, os atendimentos e procedimentos relativos às fissuras são mais ágeis. Porém, há maior morosidade quando o assunto é a parte auditiva (a consulta é rápida, mas a fila pelo aparelho demora cerca de dois anos e meio, em média).

Casa de Acolhida está localizada localizada na Rua Pinheiro Machado, número 513, no Centro (Foto: Gabriela Hautrive)

Casa da Acolhida

Em 2006, a Associação dos Pais e Amigos da Fundef (Apaf) criou a Casa de Acolhida, que tem o objetivo de atender pacientes e familiares que realizam consultas e procedimentos na entidade. Lá os pacientes e familiares podem fazer alimentação e pernoitar, ao valor simbólico de R$ 15. Há cinco anos a Casa da Acolhida está localizada na Rua Pinheiro Machado, no Centro de Lajeado, próximo ao Hospital Bruno Born.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui