Conheça o projeto “Parklet Sustentável”, vencedor do concurso “Um parklet para Lajeado”

O projeto, com madeira ecológica e estrutura em aço galvanizado, contempla o uso de placas fotovoltaicas


1

O bate-papo do programa Panorama desta quarta-feira (1º) conversou com os estudantes de arquitetura da Univates Guilherme Heckler, Patrícia Hickmann e Rosane Theisen. Eles são integrantes da equipe “Parklet Sustentável”, vencedora do concurso “Um Parklet para Lajeado”, realizado pela universidade e Prefeitura de Lajeado no Crie Smart Cities.


ouça a entrevista

 


Os parklets são equipamentos que promovem a valorização dos espaços públicos, criando espaço de lazer, socialização e permanência para as pessoas. No concurso, os participantes tinham que escolher uma rua e criar seu projeto no espaço de duas vagas de estacionamento. Os alunos escolheram um trecho da Avenida Benjamin Constant.

O projeto, com madeira plástica ecológica e estrutura em aço galvanizado, contempla o uso de placas fotovoltaicas para gerar iluminação no parklet, possibilitar uso de wifi e carregadores USB. Também tem espaços para bicicletas e leitura.

Para a realização, os alunos fizeram pesquisas e adotaram o conceito de cidades inteligentes. As cidades devem ser pensadas mais para as pessoas e não para os veículos, entendem os estudantes de arquitetura e urbanismo.

De acordo com eles, a ideia dos parklets é que as cidades sejam mais receptivas, de modo que as pessoas não apenas passem, mas que fiquem em atividades de lazer, conveniência e interação. Na visão dos idealizadores, esse conceito também ajuda no comércio local. O projeto dos estudantes está a disposição para empreendedores que queiram conhecer e levar à frente a ideia.


1 comentário

  1. Muito legal!!!O Instituto TodaVida fez o primeiro parklet de Porto Alegre, na Praça da Matriz, em frente a Faculdade Factum.Tem bicicletário, acessibilidade universal ,muita vegetação e um ótimo local de convivência.Feliz em ver este dos alunos!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui