Conselho de Psicologia do RS promove ações no Dia da Luta Antimanicomial


0
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (18), Dia da Luta Antimanicomial, o CRPRS (Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul) traz um alerta à sociedade: a exclusão jamais deve ser uma forma de cuidado para pessoas em sofrimento psíquico ou que façam uso abusivo de álcool e outras drogas.

Para marcar a data, o CRPRS realiza diversas ações em prol da defesa do cuidado em liberdade e da completa substituição do modelo manicomial. Às 18h, o conselho promove uma projeção na fachada de um prédio na elevada do túnel da Conceição, no Centro de Porto Alegre, e lança uma história em quadrinhos inédita, produzida especialmente para a data, que apresenta diferentes histórias de vidas, dilaceradas pela exclusão.

A Reforma Psiquiátrica abriu, nas últimas décadas, um campo de possibilidades e mudanças na forma de lidar com a loucura. Com a substituição gradativa dos hospitais psiquiátricos por espaços de acolhimento em saúde mental, os usuários de serviços de saúde mental, antes confinados nos manicômios, puderam acessar novas formas de atenção e cuidado, como o Acompanhamento Terapêutico, os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) ou os Residenciais Terapêuticos, entre outros serviços.

Fonte: O Sul

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui