Conselho Municipal de Agricultura é reativado em Teutônia

Encontros mensais voltaram a ocorrer desde o mês de abril deste ano


0
Foto: Divulgação

A Administração Municipal de Teutônia, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, reativou o Conselho Municipal de Agricultura (Comat), a fim de retomar a discussão de assuntos relativos às atividades agrícolas do município, e propor soluções a curto, médio e longo prazo.

As reuniões ocorrem sempre na segunda segunda-feira de cada mês, oportunidade em que participam os conselheiros de todas as comunidades do interior de Teutônia, inclusive com a participação do prefeito e da mesa diretora da Câmara de Vereadores.

A retomada foi essencial para que fosse possível a interação entre poder público, sociedade civil e iniciativa privada, com intuito de construir soluções em conjunto para as demandas da classe produtora. Nos encontros são discutidos assuntos referentes à agricultura no município e também na região, tais como: Plano PluriAnual 2022/2025, cigarrinha do milho (ataque severo), agroindústrias (visitas de outros municípios), Pacote Agrícola, ICMS (emissão de notas pelo talão do produtor), entrega de brita, grande demanda de serviços de máquinas, serviços de enterro de animais aos domingos, auxílios concedidos no primeiro trimestre de 2021, Plano Safra, levantamento de dejetos suínos produzidos no município (projeto coletivo para biodigestor e usinas de compostagem), intervenções ambientais na propriedade rural, lei de incentivo para a criação de gado corte, adequações e reformulações para o Pacote Agrícola, marco regulatório sobre o saneamento básico, audiência pública referente à recuperação da mata ciliar, entre outros.

Neste ano ocorreram quatro reuniões, realizadas nos dias 29 de abril, 11 de maio, 12 de julho e 9 de agosto. No início do mês de agosto algumas ruas do município foram visitadas, a fim de dar continuidade ao Projeto Arboriza. Estiveram presentes o Secretário de Obras, Werner Wiebusch, a arquiteta Taline Käfer, o Biólogo Leonardo João Crestani e a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Lídia Dhein.

Na oportunidade visitaram a Rua Willi Wietholter, localizada no Bairro Canabarro, ao lado da sede do Grêmio Recreativo Canabarrense, e a Rua Rudi Wallauer, no Centro Administrativo. A Avenida 1 Oeste, nas proximidades da CIC Teutônia, também integra o Projeto Arboriza. A execução do projeto foi uma demanda solicitada pelos moradores e frequentadores das localidades, a fim de tornar as ruas mais bonitas, harmoniosas e com sombra para os dias quentes de verão. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui