Conselho Tutelar de Lajeado tem programação sobre conscientização abuso sexual de crianças e adolescentes em escolas

Objetivo é tratar sobre o tema com o maior número de estudantes e abranger todas as idades


0
Foto: Divulgação

O Conselho Tutelar de Lajeado realiza atividades sobre a conscientização contra o abuso sexual de crianças e adolescentes em escolas públicas e privadas. A programação, que iniciou no mês de maio, tem calendário aberto para o restante do ano. O objetivo é tratar sobre o tema com o maior número de estudantes e abranger todas as idades. Nove escolas já foram visitadas durante o Maio Laranja, mês da conscientização sobre prevenção, orientação e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Na manhã desta terça-feira (31), a atividade ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Campestre. Alunos de 5 a 11 anos participaram da atividade em duas sessões. Nesta atividade, os Conselheiros conversam com os alunos sobre abuso sexual e apresentam o “semáforo do corpo”, com indicações de onde pode ou não ser tocado.

Conforme a coordenadora do Conselho Tutelar de Lajeado, Rejane Teresinha Junqueira, é comum que o abuso aconteça na residência da família, por uma pessoa da rede de convívio, por isso o alerta nesta idade é de extrema importância. “Conversamos com eles de forma lúdica. Nestas atividades, reforçamos que o abuso sexual não é um ato normal, mas sim algo ruim que precisa ser denunciado. Respondemos perguntas, instigamos que os alunos participem da atividade e debatam sobre o tema”, destaca a coordenadora.

As escolas visitadas durante o mês de maio foram Emef Fernandes Vieira, Slan – Centro, Slan – Santo Antônio, Slan – Lar da Menina, Emef Dom Pedro I, Emef Francisco Oscar Karnal, Colégio Madre Bárbara e Campestre. A programação segue nesta quinta-feira (9), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lajeado. A agenda de visitas segue aberta até o fim do ano para atividades do Conselho Tutelar em escolas. Os interessados podem agendar pelo telefone (51) 3982-1098.

Maio Laranja no município

Durante os dias 23 e 26 de maio, cerca de 3 mil estudantes das Emefs do município participaram do espetáculo “Pipo e Fifi”, que aborda temas como prevenção e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, no Teatro Univates.

Na quarta-feira (25), professoras e alunas da Slan – Lar da Menina, do bairro Conservas, entregaram flores confeccionadas na escola pelas ruas do bairro. O objetivo foi a divulgação do “Disque 100”, canal de serviço e disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos. No dia 12 de maio, ocorreu o 4º Encontro Troca de Experiências entre Conselhos Tutelares, para integrar Conselheiros da Comarca de Lajeado e estabelecerem padrões de atendimento em casos de abuso sexual de crianças e adolescentes. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui