Consisa articula compra de vacinas contra a Covid sem intermediação federal

Objetivo do consórcio é agilizar processo de imunização no Vale do Taquari


0
Presidente do Consiva-VT e prefeito de Itapuca, Marcos Scorsatto (Foto: Luís Fernando Wagner)

A compra de vacinas contra a Covid-19, sem a necessidade de intermediação do Governo Federal, foi tema de reunião da diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari (Consisa-VT). No encontro, realizado na sede da entidade em Lajeado, na tarde desta quinta-feira (4), estiveram presentes o presidente do Consiva-VT e prefeito de Itapuca, Marcos Scorsatto; secretário-executivo do Consisa, Nilton Rolante; e os prefeitos Elmar Schneider (Estrela), Sandro Hermann (Colinas), Edmílson Busatto (Bom Retiro do Sul) e Jari Hunhoff (Capitão).

Scorssatto explica que a iniciativa visa auxiliar a União a buscar uma saída para agilizar o processo de imunização. “No dia 27 de fevereiro, os consórcios do Rio grande do Sul estiveram reunidos com a Famurs para buscar uma parceria no sentido de negociarmos e comprarmos vacinas para os municípios. A diretoria do Consisa aprovou, na reunião desta quinta-feira (4), a organização de um grupo de trabalho que vai enviar ofício aos municípios associados na busca por interessados em participar da compra das vacinas”, esclarece o presidente do Consisa.

Prioridade da União dificulta negociação local

Além do desafio lançado às indústrias, que lutam contra o tempo para suprir a demanda mundial pelas vacinas, outra dificuldade apontada pelo consórcio regional para adiantar a chegada do imunizante é a prioridade de compra pelo Governo Federal. “O Ministério da Saúde adiantou que a prioridade de compra é para o Governo Federal e que não está medindo esforços para tal, mas o que está faltando mesmo é a disponibilidades do imunizante. Porém, nós estamos fazendo nossa parte, nos habilitando e procurando vários laboratórios para comprar vacinas para nossa região, mesmo sabendo que, a curto prazo, isso é difícil de acontecer. De qualquer forma , estamos nos habilitando e havendo a possibilidade, vamos comprar as vacinas para distribuir aos municípios da nossa região”, explica Scorssatto.

Busca por adesões

O próximo passo da mobilização pela compra das vacinas contra a Covid-19, deflagrada nesta quinta-feira (4) pelo Consisa-VT, é buscar a adesão dos municípios associados.

“São 38 municípios associados ao Consisa. A partir desta quinta-feira (4), vamos enviar o termo de adesão para todos eles. O prazo para entrega das respostas termina na próxima segunda-feira (8). Pelos contatos que realizamos com alguns prefeitos, a maioria está de acordo com a compra das vacinas. Concluída esta etapa, vamos repassar o termo de adesão assinado pelos municípios à Famurs. Já estamos mantendo contato com os fabricantes e tão logo a gente consiga um sinal positivo de alguma indústria, vamos dar andamento para a compra”, finaliza.

Até a tarde desta quinta-feira (4), 19.686 doses da vacina contra o novo coronavírus foram aplicadas no vale do Taquari. Do total, 16.403 pessoas foram imunizadas na primeira rodada de vacinação e 3.283 já receberam a segunda dose.

Luís Fernando Wagner
noticias@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui