Consultora orienta cuidados em amamentação em meio à pandemia de coronavírus

“Ao que se sabe, durante o parto natural, mesmo a mãe testando positivo, ela não contamina o bebê”, explica Joana Moraes Telles.


0
Foto: Divulgação

A consultora em amamentação Joana Moraes Telles esclareceu dúvidas sobre cuidados com os bebês em meio às preocupações com o contágio pelo novo coronavírus. Conforme ela, os estudos até agora indicam que a doença não passa durante a gestão, de mãe para filho.

“Ao que se sabe, durante o parto natural, mesmo a mãe testando positivo, ela não contamina o bebê. Mesmo com a secreção da vagina. Esse parto é indicado se a mulher não tem fator de risco, por ter menor tempo de internação hospitalar”, explica.


ouça a entrevista

 


Durante a gestação, uma atenção especial deve ocorrer quando a mãe possui alguma comorbidade, como diabetes gestacional, fator que pode aumentar o risco de parto prematuro. “Quando o bebê chega em casa da alta hospitalar, o ideal é que se tome o máximo de cuidado e que essa família não receba visitas; que se tenha esses mesmos cuidados que a gente está sendo recomendado de lavar bem as mãos, passar álcool gel”, lembra a especialista.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendem que a mãe, mesmo contaminada, mantenha o aleitamento materno, porque através do aleitamento materno, a mãe vai passar os anticorpos para o bebê”, explica.

“A mãe infectada deve tomar alguns cuidados, tanto se ela for amamentar quanto se ela for retirar esse leite”, destaca Joana. “Ela deve usar uma máscara cobrindo o nariz e a boca e sempre higienizar as mãos antes de tocar no bebe ou nos recipientes que ela vai armazenar esse leite”, orienta. “Caso a mãe se sinta indisposta, o ideal é que ela ordenhe, retire esse leite para dar para um cuidador saudável ofertar ao bebê”, recomenta.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br


OMS vai lançar app com informações sobre a Covid-19 para iOS e Android

com Natalia Ribeiro

A Organização Mundial de Saúde (OMS) está desenvolvendo um aplicativo para Android, iOS e Web com informações para auxiliar na prevenção e combate da pandemia de Covid-19. O app está sendo desenvolvido sob uma licença Open Source, com a participação de ex-engenheiros do Google e Microsoft, além de embaixadores e conselheiros da OMS. O código-fonte está disponível no Github.


ouça o quadro

 


A primeira versão do app, atualmente chamado “WHO MyHealth”, deverá ser lançada em 30 de março. Segundo o site 9to5Google, o conteúdo é similar ao que a OMS já oferece em seu bot no WhatsApp, com extras como notificações e alertas locais e um recurso, opcional, para o usuário compartilhar sua localização, a fim de facilitar a identificação de possíveis contatos com doentes.

O app está sendo desenvolvido em Flutter, um kit de desenvolvimento de software (SDK) multiplataforma desenvolvido pelo Google. Desenvolvedores com experiência são bem-vindos a participar do projeto.

Fonte: Olhar Digital


Na Cozinha: Pão caseiro (sem ovos e sem leite)

com Daniel Bortolini

 

Ingredientes

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 500 ml de água morna
  • 2 colheres (sopa) de sal
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 100ml de óleo
  • 10 g de fermento biológico

Preparo

Em uma vasilha, coloque a água morna, o açúcar, o óleo e o fermento biológico. Cubra com um pano e reserve por cerca dez minutos. Passado esse tempo, coloque o sal, depois a farinha aos poucos e vá mexendo.

Quando a massa estiver consistente, a ponto de que não se consiga mexer com uma colher, leve a massa a uma bancada polvilhada com farinha. Sove por cerca de dez minutos, durante o processo, vá colocando farinha aos poucos, até soltar das mãos.

Retorne com a massa para a vasilha, polvilhada com um pouco de farinha e umedeça a parte superior da massa com azeite. Tampar novamente com um pano por cerca de uma hora. Passado esse período, divida a massa no tamanho que você quer os pães. Use um rolo para abrir cada massa.

Com a massa aberta, enrole a massa para obter o formato do pão e, no final, deixe a ponta da massa para baixo. Disponha os pães em uma forma e, novamente, cubra com um pano por cerca de uma hora. Enfim, asse os pães em forno preaquecido a 180 graus por pelo menos 30 minutos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui