Consumidores gaúchos podem consultar o Procon estadual pelo WhatsApp a partir desta segunda-feira

Serviço estará disponível apenas nas cidades gaúchas sem Procon municipal


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Foto: EBC

A partir desta segunda-feira (4), o Procon estadual também atenderá por meio do aplicativo WhatsApp para esclarecer dúvidas ou encaminhar reclamações de consumidores sobre produtos e serviços em cidades onde o órgão não conta com escritório. O número é (51) 3287-6200, disponível em dias úteis, das 10h às 16h.

Além disso, serão aceitas exclusivamente mensagens de texto, sem possibilidade de telefonema ou envio de áudio. Nos municípios gaúchos onde o serviço tem unidade física (aproximadamente 100, de um total de 497), o serviço é prestado pelo Procon municipal.

Como funcionará

Se a demanda apresentar respaldo junto ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), o cidadão será orientado a ingressar com processo eletrônico no site procon.rs.gov.br. O processo formal de reclamação continuará disponível apenas no endereço eletrônico.

De acordo com o órgão, a iniciativa contribuirá para agilizar os serviços do órgão e qualificar a prestação de informações sobre os direitos nas relações de consumo.

“Inovamos com essa alternativa como forma de prevenir casos de desrespeito aos direitos do consumidore, além de gerar uma cultura de conscientização, ao difundir informações que colaborem com o fortalecimento dos consumidores nas suas relações de consumo”, ressalta o diretor-executivo Lucas Fuhr.

Fonte: O Sul

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