Contra novas cepas da Covid, especialistas recomendam uso de duas máscaras

Uma máscara de camada única não é realmente eficaz no bloqueio de aerossóis, mostram estudos.


0
Jen Psaki, secretária de Imprensa da Casa Branca, tira suas duas máscaras antes de iniciar entrevista coletiva (Foto: Reprodução)

Autoridades de saúde estão sugerindo o uso de duas máscaras de proteção como forma de aumentar o nível de proteção contra o novo coronavírus e suas múltiplas variantes mais contagiosas. “Se você tem uma cobertura física com uma camada, coloca outra camada, faz sentido que seja mais eficaz, e é por isso que você vê as pessoas com máscaras duplas ou fazendo uma versão de uma N95”, disse Anthony Fauci, agora conselheiro médico chefe do presidente Joe Biden, em entrevista à NBC.

Biden e a vice-presidente Kamala Harris estão usando máscaras em dobro há semanas – na verdade, Biden costumava ser visto com uma máscara cirúrgica sob sua cobertura de tecido preto antes de ser empossado.

No dia da posse, o secretário de transportes, Pete Buttigieg, e seu marido, Chasten Buttigieg, tiraram uma selfie usando duas máscaras cada. A poetisa Amanda Gorman também usou uma máscara cirúrgica por baixo de sua versão da Prada.

Os senadores republicanos Mitch Romney e Marco Rubio foram vistos usando máscaras duplas no Capitólio em meados de dezembro.

Camadas de proteção

Uma máscara de camada única não é realmente eficaz no bloqueio de aerossóis, mostram estudos, e mesmo as máscaras de tecido de duas e três camadas feitas em casa são apenas parcialmente protetoras – algo em torno de 50% a 60% da faixa de eficácia.
As máscaras cirúrgicas, também chamadas de máscaras de grau médico, são feitas de três camadas de TNT, normalmente feito de plástico. A camada superior colorida do tecido é feita de polipropileno de grau médico, que é um polímero de resina colado por calor em uma estrutura semelhante a uma teia.

Um estudo de 2020 descobriu que as máscaras cirúrgicas eram cerca de 50% eficazes na proteção de usuário contra aerossóis de outras pessoas. Mas coloque uma máscara cirúrgica sob uma máscara de pano e você terá “mais de 91% de eficiência de remoção de partículas”, disse Joseph Allen, professor associado da Escola de Saúde Pública T.H. Chan, de Harvard, e diretor do programa escolar Edifícios Saudáveis, em entrevista recente.

Fonte: CNN

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui