Convenção CDL Lajeado tem o maior público da história

811 pessoas participaram do evento. A próxima edição está programada para acontecer no dia 22 de junho de 2023


0
Foto: Elisangela Favaretto)

Foi realizada nesta quinta-feira (23), a 20ª edição da Convenção CDL Lajeado. O evento, que teve como temática “Pessoas & Tecnologia: Humanizando Conexões”, foi o maior da história, em relação à presença de público, com 811 participantes. Até então, o maior havia sido em 2017, quando o evento contou com a presença e palestra de Leandro Karnall.

No final, foi divulgada a data da próxima edição, que está programada para o dia 22 de junho de 2023. Na cerimônia de abertura, o presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Lajeado, Aquiles Mallmann, agradeceu a presença de todos e o prefeito do município, Marcelo Caumo, destacou que o evento já faz parte do calendário do município, frisando ainda que é preciso ter garra e vontade para alcançar para todos os objetivos.

Após a cerimônia, a programação das palestras teve início com o coordenador de varejo do Sebrae RS, Fabiano Zortéa. Dentre suas principais falas, Zortéa destacou que “é preciso entender a loja muito além do metro quadrado, e que as marcas precisam perceber as necessidades dos clientes e apresentar as soluções”.

Além disso, ele ainda abordou a migração que ocorre das vendas digitais para a loja física, enfatizando que a inteligência estratégica acontece quando existem espaços de diálogos com os clientes.

Economia prateada: a ascensão dos consumidores 60+

Foto: Elisângela Favaretto

O segundo palestrante do dia foi o consultor e fundador da SeniorLab Mercado e Consumo 60+, Martin Henkel. Em sua fala, ele abordou o tema “Economia prateada: a ascensão dos consumidores 60+”. Conforme o palestrante, o Brasil possui mais de 36 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o que representa cerca de 17% da população do país. Já no Rio Grande do Sul, esta faixa etária engloba em torno de 20% dos gaúchos. Em pesquisa realizada nos municípios próximos de Lajeado, 17% da população está acima dos 60 anos.

Henkel ainda destacou que a atual expectativa de vida ao nascer, no Brasil, é de 77,1 anos, e apresentou alguns dados sobre as preferências do público idoso. Conforme ele, de acordo com uma pesquisa realizada em 2021, o hobby preferido deles é a atividade física.

Além disso, o comportamento deste consumidor, ao adquirir um produto, é diferente, ele não vai comprar e ir embora, ele gosta de conversar, explorar, obter mais informações e até trocar uma ideia com o vendedor da loja.

Outro ponto destacado na sua apresentação foi a tecnologia. Segundo ele, mais de 67% dos idosos possui aparelhos celulares, e nos municípios próximos de Lajeado, 54% desta faixa etária tem perfil ativo no Facebook.

Reflexos da guerra, impacto da pandemia e ano eleitoral

A terceira palestra do dia teve início ao meio-dia. Nela, Oscar Frank, economista-chefe da CDL Porto Alegre, falou sobre os cenários e perspectivas para o segundo semestre. Ele citou os reflexos da guerra entre Rússia e Ucrânia, os desafios e oportunidades pós-pandemia e a interferência das eleições nos negócios.

“Eu acredito que a economia surpreendeu positivamente ao longo do primeiro semestre, em função de uma série de questões, principalmente a alta dos preços das commodities, dos impulsos relativos às medidas que o governo federal impôs e a melhora do quadro sanitário no nosso país, mas eu entendo que deve haver uma desaceleração no segundo semestre, porque temos uma cadeia produtiva global que está desorganizada, preços e juros elevados e, além disso, os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia geram incertezas e as eleições acabaram por postergar o consumo e os investimentos”, disse o palestrante.

Como dica para superar estes desafios, Frank destaca que os lojistas precisam se tornar mais eficientes, procurar outras formas de gerar receita e, também, cortar despesas que não impactam nos seus negócios.

Inovação na vida e nas empresas

Às 14h, o Lásaro do Carmo Junior, executivo e dono de inúmeras empresas brasileiras, iniciou a sua palestra abordando a “Inovação na vida e nas empresas”. Durante a sua fala, ele falou sobre o humano por trás de toda a corporação, o novo conceito de inovação, a comunicação e a abordagem diferenciada nas massas para vender mais e, ainda, apresentou alternativas para sair do gesso corporativo, fomentando novas possibilidades de se comunicar.

Foto: Elisângela Favaretto

A inovação não é só tecnologia, é um erro pensar assim. “A inovação nunca mais será como foi há 20 anos atrás”, sentenciou. Para ele, a inovação atual é realizar um pouco melhor o que seus concorrentes fazem, ser melhor hoje do que ontem, e amanhã melhor que hoje. Carmo Jr salientou a importância de criar rotinas produtivas, baseado no processo de tentativa, acerto, erro e correção de rota. Seja na vida ou no trabalho, inovar é um modelo mental de inovação diária. O palestrante comentou muito sobre liderança, da relevância de se arriscar, se comprometer e ter metas. “Um bom líder é aquele cara que simplesmente respeita, que sabe pressionar sem tencionar”, acrescentou.

Alma de campeão

Fechando a programação do evento, o nadador paralímpico brasileiro e recordista mundial, Daniel Dias, subiu no palco, por volta das 16h, quando realizou a palestra “Alma de campeão: o que você precisa para romper paradigmas e superar suas barreiras?”. Com mais de 100 medalhas, ele é o maior atleta paraolímpico e recordista mundial. Além disso, recebeu o Prêmio Laureus (óscar do esporte) em 2009, 2012 e 2016.

Foto: Elisangela Favaretto)

Dias nasceu com malformação congênita dos membros superiores e da perna direita, mas isso não o impediu de batalhar por seus sonhos. Foi encarando desafios desde a infância e na vida adulta provou nas piscinas que, apesar das limitações, tudo é possível. Usando exemplos de sua própria história, Daniel Dias deixou lições para viver melhor e concretizar mudanças no lado profissional. Lutar contra a conformismo, usar as adversidades a seu favor e trabalhar em equipe são alguns dos temas que abordou. Com cem medalhas conquistadas, garantiu: “O sonho depende de cada um de nós. O quanto você quer e está fazendo a diferença”.

Avaliação

“Foi sensacional e queremos ver todos aqui no dia 22 de junho de 2023”, declarou o coordenador Carlos Haas Oliveira. Presidente da CDL Lajeado, Aquiles Mallmann comemorou o sucesso da programação agradecendo o público e a energia positiva dos empresários, gestores, lideranças e colaboradores que acompanharam cada atração do dia. “Vocês fizeram a diferença”!

Viagem para Dubai

Letícia Rodrigues, de Santa Cruz do Sul, foi a ganhadora de duas passagens aéreas, ida e volta, de Porto Alegre/RS a Dubai, nos Emirados Árabes. O prêmio é um oferecimento da Agência Ano3 Viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui