Coordenador da Defesa Civil da Estrela projeta cheia, mas diz que “não há motivo para pânico”

Às 11h, Sandro Bremm estimava que o nível do Rio Taquari, em Estrela, chegará a 22 metros.


0
Rua Albano Francisco Horn está interditada. (Foto: Defesa Civil de Estrela)

A Defesa Civil de Estrela monitora o nível da água do Rio Taquari. Às 11h desta sexta-feira (5), o coordenador do órgão, Sandro Bremm estimava que o nível do rio, em Estrela, chegará a, pelo menos, 22 metros. “Não é momento para pânico, o pessoal não precisa se preocupar. Até porque em Estrela a gente já tem esta cultura de que conforme vai tendo risco por localidade a gente vai avisando o pessoal com calma, com antecedência, para não gerar pânico”, cita.

Segundo Bremm, em Estrela as primeiras famílias são retiradas de suas casas na cota 22m. “São três famílias, dos bairros Oriental, Imigrantes e Boa União. Caso necessário, nós faremos a remoção para os segundos pavimentos das moradias ou para casa de vizinhos”, informa.

Bremm comenta a elevação da água de forma mais acelerada que o normal. “O que acontece: porque está subindo tão rápido em Muçum e em Encantado. É que a maior precipitação pluviométrica foi na região média. Então choveu muito na região média, que é de Encantado, Guaporé pra baixo, vem vindo. E aí, automaticamente, choveu na nossa região baixa, Taquari e vem subindo, represando para Encantado e Muçum. Por isto esta subida tão elevada, tão brusca e tão rápida desta vez. Normalmente é gradativo”. Ele estima que, nas próximas horas, a elevação não seja mais tão grande. “Logo logo nós acreditamos que vai dar uma sanada nesta subida tão elevada”

O coordenador da Defesa Civil de Estrela destaca que a equipe segue monitorando os dados para projetar e para “se ter um pouco mais de certeza até onde pode chegar”.

Rua Interditada

Estrela já tem uma rua interditada por conta de o Arroio Estrela ter saído do seu leito normal: é a Rua Albano Francisco Horn, na divisa dos bairros Alto da Bronze e Imigrantes.

O telefone da Defesa Civil de Estrela é 3981-1174. RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui