Coordenador do IBGE diz que o Vale do Taquari se sustenta na questão populacional

A tendência é que não haja muita variação”, destaca Paulo Ricardo Hamester


0
Coordenador do censo demográfico do IBGE em Lajeado, Paulo Ricardo Hamester (Foto: Jonas de Siqueira)

Conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira (27), o Vale do Taquari teve um acréscimo de 2.331 moradores. Em comparação a última estimativa, divulgada em 2020, o aumento corresponde a 0,64% de sua população, que era de 366.124 cidadãos. O Vale do Taquari, composto por 36 municípios, agora conta com 368.453 habitantes. “ A tendência é que não haja muita variação”, estima o coordenador do censo demográfico do IBGE em Lajeado, Paulo Ricardo Hamester.

Paulo detalhou o processo para a construção das estimativas. Segundo ele, são observadas a tendência de crescimento ou queda que foi registrada entre os dois últimos censos e dados dos registros civis e óbitos. 

 “Ao mesmo tempo em que a população cresce, o poder público precisa absorver esse incremento população e oferecer as melhores condições de vida para essas pessoas”, ressalta o coordenador. Dentre os 19 municípios com aumento populacional, destacam-se Fazenda Vilanova (1,56%), Teutônia (1,51%) e Lajeado (1,14%). “São os 3 municípios com crescimento superior nos últimos 20 anos”, observa Paulo Ricardo.

Por outro lado, as maiores quedas percentuais foram registradas em Sério(-1,82%), Pouso Novo (-1,61%) e Vespasiano Corrêa (-1,06%).

Para o coordenador do censo demográfico do IBGE, a região se sustenta na questão populacional. “A movimentação migratória acaba se dando dentro do próprio Vale do Taquari”, diz. Conforme ele, o que ocorre é a saída de pessoas dos municípios menores em busca de trabalho nos municípios maiores. Hamester destaca também o saldo positivo dos nascimentos sobre os óbitos. “Por isso, de maneira geral, a região vem crescendo”, afirma. 

Assista a entrevista 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui