Coordenador do Procon de Lajeado dá duas dicas simples para não ser iludido em compras pela internet

Tendência de mercado, a comercialização pela internet é potencializada pela pandemia de coronavírus.


0
Coordenador do Procon de Lajeado, Pedro Bezerra (Foto: Tiago Silva)

Esta sexta-feira (27) é dia de Black Friday, uma data de ofertas especiais para as compras e momento de marketing pesado dos estabelecimentos para tentar atrair clientes. Em função disso, os consumidores devem ficar atentos aos preços e às condições de pagamento, entrega e assistência.

Tendência de mercado, a comercialização pela internet é potencializada pela pandemia de coronavírus. Para que não haja ilusão e transtornos nesta modalidade, o coordenador do Procon de Lajeado, Pedro Bezerra, dá duas dicas importantes.

“Nunca se vale de descontos tão grandes e tão extraordinários, principalmente se eles vierem de redes sociais e, em segundo lugar, se você viu esse desconto surpreendente e quiser se certificar, entra no seu navegador, seja pelo celular ou computador, e acesse a página que supostamente está ofertando”.


ouça a entrevista

 


 

Além disso, o coordenador não comprar por impulso. Antes, o consumidor deve fazer uma pesquisa em sites confiáveis. De acordo com Bezerra, as lojas virtuais devem ter CNPJ para que o cliente consulte, bem como disponibilizar canais de contato (telefone e e-mail ativos), e um endereço físico real.

Bezerra nota que há uma maturidade maior dos consumidores, que estão mais precavidos para as compras online. Por outro lado, os fornecedores também estão mais atentos para assegurarem melhores condições.

Após realizar a compra pela internet, o consumidor tem o direito de se arrepender até 7 dias após a chegada do produto, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

As trocas são possíveis em casos de defeito de fábrica, quando produto apresenta problema que impede utilização e a a assistência não resolve o problema.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui