Coordenador técnico do Comitê Regional de Enfrentamento à Covid afirma que cenário da pandemia é estável no Vale do Taquari

Cláudio Klein relativizou ocupação de 100% dos leitos de UTI na região, conforme dados do Estado


0
Foto: Luis Fernando Wagner

Os números relacionados à ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), divulgados nesta terça-feira (22) pela Secretaria Estadual de Saúde, surpreenderam o coordenador técnico do Comitê Regional de Enfrentamento à Covid-19 e secretário municipal de Saúde de Lajeado, o médico pneumologista Cláudio Klein.

O levantamento do governo do Estado aponta que o Vale do Taquari atingiu 100% de ocupação dos leitos de UTI Covid, às 17h desta terça. Conforme os dados,a região contava com 68 leitos de UTI disponíveis, sendo que todos estavam ocupados às 17h. Eram 16 pessoas em leitos de UTI geral (23,5%), sem ligação com a Covid-19; 41 com confirmação de coronavírus (60,3%) e 11 com suspeita do vírus (16,2%). Dos 65 respiradores disponíveis na UTI Adulto, 46 estavam ocupados (70.8%).

O Hospital Bruno Born, de Lajeado, tem 30 leitos de UTI, sendo 30 ocupados (100%). São oito pacientes na UTI Adulta não Covid (26,7%), um com suspeita (3,3%) e 21 confirmados para a doença (70%). O Hospital Estrela, em Estrela, dispõe de 21 leitos de UTI, sendo que havia 21 pacientes internados (100%). Eram dez com confirmação para a doença (47,6%), três com suspeita (14,3%) e oito (38,1%) sem relação com a Covid-19. O Hospital de Caridade São José, de Taquari, tem 12 leitos de UTI, sendo que 12 estavam ocupados (100%), sete com a suspeita de Covid-19 (58,3%) e cinco com a confirmação da doença (41,7%). Já o Hospital Beneficente Santa Terezinha, de Encantado, tem cinco leitos de UTI e tinha cinco pacientes internados (100%), todos com a doença confirmada (100%).

Por outro lado, Klein relativizou o percentual atribuído ao Hospital Bruno Born (HBB) de Lajeado. “Eu me surpreendi. Nós do comitê temos nos comunicado diariamente e temos números de acesso à rede, que monitora síndromes gripais. Temos notado que está estável. Casos ativos e positivados estavam em 243, o que para nós é uma estabilidade com relação às últimas quatro semanas. Na ocupação hospitalar, já tivemos momentos de estabilidade e aumento. Pacientes que estão evoluindo para necessidade de internação estão mais graves? Possivelmente sim. Notamos também que a faixa etária dos internados está caindo bastante. 69,4% dos internados no HBB têm menos de 60 anos, exatamente o oposto do ano passado. Também houve a diminuição de leitos disponibilizados para a Covid, já que também ocorreu uma baixa na demanda. A gravidade dos casos é o que pode estar resultando no aumento das internações e não necessariamente o aumento da circulação do vírus”, pondera o médico.

Cenário na região é de estabilidade

Para Cláudio Klein, o panorama da pandemia na região é de estabilidade.“Nós temos um monitoramento em média por semana e a procura pelo sistema de saúde vem caindo. Nosso ‘alertrômetro’ da busca por atendimento está em amarelo, o que nos deixa em atenção, mas está em queda com relação a semanas anteriores.”

Estação mais fria do ano não influi no aumento dos casos de Covid-19, afirma o secretário.

O secretário municipal de Saúde contesta a tese de que o coronavírus se propaga com mais intensidade do inverno. “O vírus não tem nenhuma preferência pelo inverno. É curioso. A ciência vai ter que explicar isso. As pessoas se aglomeram mais, a umidade do ar aumenta, ficamos mais em ambientes fechados. Mas não: o coronavírus demonstrou que não tem respeito algum pela época mais fria do ano, tanto que teve seu maior pico na Europa e no Brasil no verão”, esclarece o pneumologista.

VÍDEO: “A circulação do vírus mostra estabilidade”

UTI Covid do HBB com 100% de ocupação na manhã desta quarta-feira

De acordo com dados extraídos do site do HBB, às 11h desta quarta-feira (23) a UTI Covid da casa de saúde estava com todos os seus 14 leitos ocupados (100%); Internação Covid 15 pacientes (75% de ocupação), e Observação Covid, dois internados (40% de ocupação). Na UTI Covid são nove internados de Lajeado, e a ala Internação Covid tem 12 lajeadenses internados.

Texto: Luís Fernando Wagner
noticias@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui