Coordenadora adjunta de Educação avalia a implementação do novo Ensino Médio no Vale

Regiane Mallmann destaca uma formação mais crítica e criativa, em que o estudante sai melhor preparado tanto para vivências pessoais como profissionais


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Regiane Mallmann, coordenadora adjunta da 3ª CRE (Foto: Tiago Silva)

A coordenadora adjunta e coordenadora pedagógica da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª), Regiane Mallmann, explicou como está a implementação do novo Ensino Médio no Vale do Taquari. O novo formato, aprovado por lei federal em 2017, passou a valer neste ano. Prevê o aumento de horas letivas anuais e um olhar voltado ao mercado de trabalho. O tempo de aula, que era de 4 horas por dia em média, passa a 5 horas. Com isso, no final do ano, o aluno terá cumprido mil horas letivas anuais, um aumento de 200 horas.

Regiane explica que, em 2020, o Estado implementou um projeto-piloto formatado de acordo com a proposta do novo Ensino Médio em 264 escolas, sendo 10 na área de atuação da 3ª CRE (o órgão tem abrangência em 32 municípios do Vale, com 41 educandários ofertando Ensino Médio). Dessa forma, essas turmas estão concluindo a sua formação no Ensino Médio conforme o novo modelo neste ano.

Na avaliação da coordenadora adjunta, os professores trazem bons relatos dessa sistemática de ensino e aprendizagem com os estudantes, apesar de a educação ter sido afetada e ser forçada à adaptação à covid-19 no período. “Em todo esse processo, apesar de todas as questões que não foram ideais, ainda se vê o estudante participando de forma diferenciada do processo”, ressalta, ao falar de um ensino mais participativo.

Segundo ela, o novo Ensino Médio avança de um conceito com o aluno somente como receptor do conhecimento para uma função mais participativa, a partir de metodologias ativas. Regiane destaca uma formação mais crítica e criativa, em que o estudante sai melhor preparado tanto para vivências pessoais como profissionais.

Saiba mais

No novo Ensino Médio, as disciplinas são organizadas por áreas do conhecimento, modelo já conhecido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem):

  • linguagens e suas tecnologias;
  • matemática e suas tecnologias;
  • ciências da natureza e suas tecnologias;
  • ciências humanas e sociais aplicadas.

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