Coordenadoria Regional de Educação encaminha expediente favorável ao Colégio Tiradentes em Lajeado

Documento foi encaminhado ao secretário estadual de Educação. Agora, é aguardada a publicação de um decreto para definir Lajeado como sede de uma unidade do colégio da Brigada Militar.


0
Locatelli e Caumo falam sobre reforço na segurança de Lajeado e região (Foto: Nícolas Horn)

A 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE), que responde pelo Vale do Taquari, encaminhou um expediente favorável à instalação do Colégio Tiradentes da Brigada Militar (CTBM) em Lajeado. O documento foi entregue à Secretaria Estadual de Educação nesta quinta-feira (28). A partir disso, é aguarda a publicação de um decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) confirmando a vinda da escola à região. A confirmação do procedimento foi detalhada pelo secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, em entrevista no programa Dinâmica. Conforme ele, no documento, constam sugestões de locais para o educandário. Porém, Locatelli não adiantou quais escolas podem receber o CTBM.


ouça a entrevista

 


De acordo com o secretário, assim que o expediente chegar a Porto Alegre, o titular da Educação no RS, Faisal Karam, deve dar prioridade à demanda das forças de segurança do Vale. A implementação do colégio da Brigada Militar é um pleito antigo. Se o decreto do governo do Estado sair logo, a expectativa é que, em 2020, seja organizada a estrutura da escola e organizado o concurso para o ingresso dos alunos. Dessa forma, as aulas começariam em 2021, com duas turmas do 1º ano do Ensino Médio (30 alunos cada uma).

SAIBA MAIS:

Lideranças regionais esperam que Colégio Tiradentes inicie as aulas em Lajeado em 2021

Conforme o prefeito Marcelo Caumo, essa é uma forma de o município e a região fazer com que o efetivo policial queira permanecer na região. No Colégio Tiradentes, filhos de policiais contam com uma reserva de vagas (entre 40 e 60%, dependendo da região).

Outras ações em Lajeado no sentido de reforço à segurança e de atração de policiais à região são o novo prédio para o Corpo de Bombeiros, instalação de uma delegacia especializada em organizações criminosas (Draco), criação de um centro integrado de monitoramento e treinamento de agentes de segurança.

A Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) será inaugurada no dia 11 de dezembro, às 16h30. O departamento especializado fica localizado na Avenida dos 15, no Bairro Florestal, e será liderado pelo delegado Dinarte Marshall Jr.

Em janeiro deve ocorrer a inauguração do novo quartel do Corpo de Bombeiros em Lajeado. Os socorristas ganham nova sede após 14 anos instalados em caráter precário, diz o prefeito Marcelo Caumo. O novo prédio é uma estrutura própria e fica no mesmo quarteirão do atual local. TS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui