Coordenadoria Regional de Saúde terá mudança de sede, mas permanecerá em Lajeado

Estrutura irá para o prédio onde funcionava a Justiça Federal, no Bairro Florestal


0
16ª CRS se mudará para o antigo prédio da Receita Federal (Foto: Arquivo / Natalia Ribeiro)

A 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (16ª CRS) mudará de sede nas próximas semanas. Mas ao contrário do que era anunciado desde 2016, não irá para Estrela, e sim permanecerá em Lajeado. A estrutura será realocada no prédio onde hoje funciona a Receita Estadual e o Ministério Publico Federal, na Rua Irmão Emílio Conrado, no Bairro Florestal. O órgão da saúde ocupará os dois primeiros andares do prédio de propriedade particular, exatamente no espaço que era ocupado pela Justiça Federal, antes de sua mudança para prédio próprio.

Ainda seguem sendo realizadas obras de adaptação no espaço com a colocação de divisórias e também a instalação de internet e do sistema interno. O imóvel comportará os cerca de 50 funcionários do órgão, além de toda a sua estrutura. O Governo Estadual pagará o aluguel, assim como já faz há décadas na sua atual sede, na Rua Saldanha Marinho, no Centro. A 16ª CRS abrange 37 municípios, sendo a maioria do Vale do Taquari.

A mudança para o novo endereço deve acontecer em junho ou julho. Em 2019, o espaço chegou a ser cogitado para ser sede da Câmara de Vereadores de Lajeado, que permanece no Genes Work & Shop, no Centro de Lajeado.

Atual sede da 16ª está instalada em prédio pertencente ao INSS, no Centro de Lajeado

INSS pedia saída há anos

Há anos o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), proprietário do prédio atual da coordenadoria, já vinha solicitando a sua desocupação. O objetivo seria mais espaço para perícias e documentos físicos. No entanto, com a nova possibilidade de ocupação do próprio INSS pelo Hospital Bruno Born (HBB), que teria sua área ampliada com a mudança do instituto para um novo local, a tendência é de que a atual sede da 16ª CRS também seja utilizada pela casa hospitalar, caso o negócio realmente ocorra.

A mudança da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde para o prédio da antiga Polar, em Estrela, era anunciada desde 2016, após cedência do então prefeito Carlos Rafael Mallmann (MDB). O contrato de concessão teria duração de dez anos, podendo ser renovado pelo mesmo período. No entanto, o alto custo necessário para reforma do prédio fez com que a atual gestão da 16ª CRS mudasse os planos.

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui