Coreia do Norte lança projétil que poderia ser míssil balístico

O lançamento foi feito da província de Jagang, na fronteira com a China


0
Foto: JUNG YEON-JE / AFP

A Coreia do Norte lançou ao mar um projétil que poderia ser um míssil balístico, informaram nesta quarta-feira (5) fontes oficiais da Coreia do Sul e do Japão, uma operação que foi rapidamente criticada pelos Estados Unidos.

O Exército da Coreia do Sul reportou que seu vizinho do norte lançou o que “presumivelmente era um míssil balístico” nas águas ao leste da península coreana, por volta das 8h10 (20h10 de terça-feira no horário de Brasília). Este é o primeiro teste balístico que a Coreia do Norte realiza em 2022.

O lançamento foi feito da província de Jagang, na fronteira com a China, de acordo com os militares sul-coreanos. Após uma reunião de emergência, o Conselho de Segurança Nacional da Coreia do Sul “expressou preocupação com o lançamento”, de acordo com uma nota do gabinete presidencial.

Já o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, descreveu o incidente como um “possível lançamento de míssil balístico”. “É realmente lamentável que a Coreia do Norte continue lançando mísseis desde o ano passado”, disse Kishida, observando que seu governo estuda os detalhes da operação, incluindo o número de projéteis lançados.

O porta-voz do governo japonês, Hirozaku Matsuno, informou que, se o artefato “tiver seguido uma órbita normal, deve ter percorrido cerca de 500 quilômetros e caído fora da zona econômica exclusiva do Japão”.

Fonte: AFP

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui