Costela de Adão como alimento

Leia a coluna do engenheiro agrônomo Nilo Cortez.


0
Fruto

Esta planta pode ser considerada uma PANC- Planta Alimentícia Não Convencional. Mas, desde já aviso é venenosa quando verde.

Com o nome científico de (Monstera deliciosa) é comum em nossos jardins e decoração dentro de casa. O “delicia “dizem ser originário da princesa Isabel filha de D. Pedro II que adorava comer as frutas.

Fruto

Mas a planta tem sua origem na América Tropical, México, Costa Rica. Guatemala e Panamá. É uma trepadeira podendo chegar a 6 metros tendo onde se agarrar. Utilizada em paisagismo e ou decoração interna, querendo meia sombra e ou luz indireta. Tem boa comercialização e se espalhou mundo afora. Crescimento rápido e se adapta bem entre nós. Quando plantada dentro de casa não frutifica. A planta como um todo folhas, caule e fruta verde, que parece uma espiguinha, são venenosas. Há várias espécies e apenas esta é indicada para consumo. A seiva de todas estas espécies são venenosas e queimam a pele e ou ainda podem causar alergias severas. Use sempre luvas para manuseá-las. É preciso ter cuidado com animais domésticos ela causa intoxicação sendo preciso atendimento veterinário.

Planta

As folhas ao nascerem são inteiras e vão se repartindo durante o seu crescimento. De uma certa forma isto acontece para resistirem a fortes ventos e chuvas nas áreas tropicais de sua origem. Para limpar pó basta um pano úmido.

Para plantar usa-se um pedaço da raiz com caule e espetar como se fosse uma estaca. Quer solo fértil, adubação com esterco bem curtido ou compostagem boa é o suficiente. Regas no verão 2 a 3 vezes e no inverno uma vez por semana. As podas mais fortes devem ser feitas no início da primavera e durante o ano a retirada de folhas secas e galhos secos.

Quanto ao fruto ele leva cerca de um ano para amadurecer. Fica amarelado na extremidade e outro sinal e seu cheiro adocicado mais para o lado do abacaxi. Também atrai insetos polinizadores, pequenas abelhas, vespas que é outra sinalização. Os pedacinhos começam a se soltar é hora de colher e deixar amadurecer o resto dentro de casa. Experimentar e se não tiver pinicando a língua também confirma que está maduro.
As informações dizem que é rica em vitamina C, fósforo, baixa quantidade de gordura, estimula sistema imunológico, protege anemia, retarda o envelhecimento entre outros benefícios. Pode ser ainda usada na fabricação de aguardente.

Flor

Há muitas plantas consideradas como PANC e BIOATIVAS, ou como queiram MEDICINAIS, e outras nomenclaturas. A dificuldade que vejo é na identificação correta da planta. Há muitos nomes comuns e regionais que podem criar confusão. A identificação correta é pelo nome científico que foram dados por profissionais ligado a área de botânica, química, biologia, agronomia, florestal, história natural que lembro. Eles estudam as plantas, levam em consideração raiz, caule, folhas, flores e frutos em classificações internacionais. Isto exige especializações.

Muitas vezes sou perguntado que planta é esta? E me trazem um pedacinho, ou folha, confesso que a maioria não sei. Tenho medo de arriscar e causar problema para quem vai usar. A internet veio ajudar nas comparações das plantas e seus nomes científicos. Consultando pode se ter mais segurança na identificação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui