Cpers/Sindicato reivindica valorização salarial do magistério em protesto

Manifestação denominada “Chega de Arrocho” ocorreu nesta sexta-feira, na 3ª CRE em Estrela.


0
Foto: Luís Fernando Wagner

O 8º Núcleo do Cpers/Sindicato, entidade que representa a classe do magistério regional, realizou manifestações na manhã desta sexta-feira (31). O ato simbólico ocorreu em frente a seda da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), no Centro de Estrela.

De acordo com o presidente do 8º Núcleo do Cpers, Gerson Johan, a ação, denominada “Chega de Arrocho”, teve por objetivo chamar a atenção para a defasagem salarial dos professores da rede estadual de ensino e da precarização da educação. “O governo não paga nossos salários, não envia verba para limpeza e reforma das escolas, e nos coloca em dificuldades. Neste momento de pandemia, o governo deveria estar investindo em tecnologia na escola para que o aluno pudesse acompanhar a aula produzida com tanto esmero pelo professor. Não vemos o estado se preocupando, e fica enrolando os alunos. Sabemos que estamos chegando ao pico da pandemia e que é impossível neste momento nós reabrirmos as escolas. Tenho notícias de escolas de Estrela, Lajeado, Teutônia e Taquari onde profissionais da educação estão contaminados pela doença. Isso nos coloca em alerta. Esperamos que o governo do estado possa abrir um diálogo com o Cpers para discutir estas questões”, comenta o sindicalista.


ouça a reportagem

 


 

O protesto, denominado “Chega de Arrocho”, foi rápido e contou com poucas pessoas, como medida de prevenção à Covid-19. Cartazes foram fixados na grade que cerca o prédio da 3ª CRE, com frases em desagravo ao governo e explicando as pautas reivindicadas.

Foto: Luís Fernando Wagner

O Cpers também aproveitou a oportunidade para reivindicar o pagamento dos dias de greve no fim de 2019. De acordo com a entidade, as aulas foram recuperadas mas não teriam sido pagas. Manifestações do magistério ocorreram simultaneamente nesta sexta-feira (31), em todas as 30 sedes das Coordenadorias Estaduais de Educação do Rio Grande do Sul. LF

Veja imagens da manifestação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui