CPI: Advogada diz que certidão de óbito da mãe de Hang foi alterada

Confira as informações do programa Correspondente Independente das 18h


0
Foto: Agência Senado / Divulgação

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, nesta terça-feira (28), a advogada Bruna Morato, que representa 12 médicos da Prevent Senior, disse que a certidão de óbito de Regina Hang, mãe do empresário Luciano Hang, das lojas Havan, foi alterada. Além disso, ela afirmou que Regina fez uso de medicamentos do kit Covid, que são ineficazes no combate à doença. A informação havia sido antecipada pelo R7 na semana passada. O empresário vai prestar depoimento à CPI na quarta-feira (29).
“A causa do óbito da senhora Regina é desassociada da informação. Ela morre de falência múltipla dos órgãos, segundo o atestado de óbito, decorrente de um choque hemorrágico. Contudo, a evolução do prontuário mostra que ela foi internada por Covid, e, até o final, todas as doenças que ela teve decorrentes da internação estão relacionadas à Covid-19, o que infringe a determinação do Ministério da Saúde de informar a ocorrência desse fato em documentos públicos”, afirmou.

Na semana passada, já havia sido divulgado que Regina fez uso de medicamentos do kit Covid antes e durante a internação em uma unidade da Prevent. A informação diverge do que foi divulgado por Luciano Hang na época da morte da mãe, aos 82 anos, em fevereiro deste ano. Na ocasião, o empresário gravou um vídeo em que defendia o chamado “tratamento preventivo” e refletia sobre o que mais poderia ter feito por sua mãe. Segundo ele, Regina Hang foi levada ao hospital quando já estava com quase 95% dos pulmões comprometidos. “Ela estava assintomática e quando nós pegamos foi muito tarde. Eu me questiono: será que se eu tivesse feito o tratamento preventivo eu não teria salvado a minha mãe?”, questionou.

A advogada afirmou que teve acesso ao prontuário integral de Regina e que, no documento, consta que ela fez uso do chamado “tratamento preventivo”. “Ela havia feito antes de chegar ao hospital. Aqui, a prescrição é que ela recebeu previamente os medicamentos hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina e colchicina. Contudo, no prontuário dela não consta a autorização para o tratamento. Então, eu não tenho como afirmar se a família tinha ou não conhecimento disso. Apesar de, por inúmeras passagens, a equipe relatar conversar com os familiares e passar essas informações, eu não tenho esse termo assinado”, afirmou.

De acordo com ela, o médico que preencheu o prontuário disse que havia falado com membros da família da idosa. “Em todas as passagens do prontuário da senhora Regina Hang existe essa informação. Então o que eles relatam é que, nos primeiros dias de sintoma, ela teria feito uso do que se chama tratamento precoce, esse conjunto de quatro medicamentos, explicação expressa assinada por vários médicos da instituição. Então, ela foi avaliada por aproximadamente 50 profissionais, precisamente 40 e poucos profissionais, que atestaram e assinaram cada uma das evoluções, dizendo que ela fez uso desses medicamentos”, explicou.

Rio Grande do Sul registra 47 óbitos e 1.175 novos casos de covid-19 nesta terça-feira

O Rio Grande do Sul registrou, nesta terça-feira, 47 óbitos e 1.775 novos casos de covid-19. O município que mais contabilizou mortes foi Porto Alegre, com oito óbitos registrados. Agora, o Estado chega a um total de 1.434.425 casos confirmados. Desses, 1.392.916 são considerados recuperados (97,1%); 6.618 são casos ativos (0,4%); e 34.795 pessoas morreram em decorrência do coronavírus (2,5%). Às 16h desta terça, 58,4% dos leitos de UTI do estado estavam ocupados. Eram 1.928 pacientes para 3.301 leitos disponíveis.
Vale do Taquari tem dois óbitos e 54 novos casos de covid-19 contabilizados pelo estado nesta terça-feira

Vale do Taquari tem dois óbitos e 54 novos casos de covid-19 contabilizados pelo estado nesta terça-feira

A Secretaria Estadual da Saúde contabilizou dois óbitos e 54 novos casos de covid-19 para o Vale do Taquari nesta terça-feira (28). As mortes foram confirmadas em Estrela, uma mulher de 47 anos e em Encantado, uma mulher de 77 anos. Tiveram novos casos os municípios de Lajeado (28), Teutônia, Estrela, Anta Gorda, Travesseiro e Forquetinha (3), Arroio do Meio, Santa Clara do Sul e Relvado (2) e Taquari, Encantado, Cruzeiro do Sul, Tabaí, Fazenda Vilanova e Canudos do Vale (1). Conforme o Estado, a região chegou a um total de 48.271 casos registrados de coronavírus. Destes, 47.223 são considerados recuperados (97,8%), além de 192 (0,4%) casos ativos. A taxa de letalidade é de 1,8%, com 856 óbitos reconhecidos pelo Estado.O Vale do Taquari possui 65 leitos de UTI e 28 pacientes (43%) estavam internados às 16h desta terça. Eram 18 pessoas em leitos de UTI geral (64,3%), sem ligação com a covid-19, dois com suspeita (7,1%) e outras oito com confirmação de coronavírus (28,6%).

Espanha declara área do vulcão ‘zona de catástrofe’; vídeo de drone revela destruição em La Palma

O governo da Espanha declarou hoje que a área do vulcão em erupção na ilha de La Palma, nas Canárias, é uma “zona de catástrofe”, com isso, o país vai destinar 10,5 milhões de euros (cerca de R$ 67 milhões) para medidas urgentes de moradia e ajuda aos desalojados. Segundo a Defesa Civil, mais de 6 mil pessoas já precisaram deixar suas casas. O vulcão de Cumbre Vieja entrou em erupção no domingo (19) e desde então deixou um rastro de destruição nesta ilha do arquipélago espanhol no meio do Oceano Atlântico. Mais de 600 casas e comércios, além de cerca de 20km de ruas e estradas foram atingidos pela lava que escorre há dez dias em direção ao mar.

Prevent obrigava médicos a cantar hino da operadora, diz advogada à CPI; empresa nega exigência

A advogada Bruna Morato afirmou nesta terça-feira (28) em depoimento à CPI da Covid que, entre 2015 e 2017, a operadora de saúde Prevent Senior obrigava médicos a cantar com a mão no peito um hino em eventos da empresa.
Bruna Morato se ofereceu para depor à comissão parlamentar de inquérito. Ela representa 12 médicos que trabalharam para a Prevent Senior e os ajudou a elaborar um dossiê com denúncias sobre a operadora. A Prevent Senior é acusada de ocultar mortes de pacientes de Covid, o que a empresa nega.

Segundo a advogada, o hino da Prevent Senior era intitulado “Hino dos Guardiões”. Os guardiões, explicou, são figuras criadas por um dos donos da empresa e seriam médicos responsáveis pelos plantonistas “para que fosse concedida a retaguarda necessária”. 28
“A Prevent Senior tem uma política um tanto diferente. Há descrição de que nos anos de 2015, 2016 e 2017 a Prevent Senior, em alguns eventos, propagava um hino, que era o hino dos guardiões, e que esses médicos eram obrigados a cantar o hino com a mão no peito”, contou Bruna Morato. “Caso algum dos médicos tenha esse hino, eu gostaria muito de trazer a conhecimento da comissão”, afirmou. Fonte: G1

Prazo para renovação do exame toxicológico de CNH com validade entre julho e dezembro de 2022 termina na quinta

O condutor habilitado nas categorias C, D e E, cuja validade da CNH expira entre julho e dezembro de 2022, tem até a próxima quinta-feira (30/9) para renovar o exame toxicológico periódico em um laboratório credenciado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A partir de 1º de outubro, a fiscalização já poderá aplicar a penalidade do art. 165-B do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), caso flagre o motorista conduzindo ônibus, caminhão, carreta ou qualquer outro veículo dessas categorias. A novidade trazida pelo Denatran neste ano foi, além da prorrogação dos prazos, a mudança na fiscalização, passando a ser contada a data da realização do exame e não mais a do registro do resultado.

Presidente comemora mil dias de governo no interior da Bahia

O presidente Jair Bolsonaro visitou nesta terça-feira (28) a cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia, onde participou da inauguração da Estação Cidadania, da entrega de títulos de propriedades rurais e da duplicação das rodovias BR-116 e da BR-101. O evento é alusivo aos mil dias da gestão Bolsonaro. A Estação Cidadania é um centro de iniciação ao esporte que conta com ginásio poliesportivo e quadra externa para a prática de modalidades olímpicas e paralímpicas. O projeto do Ministério da Cidadania é legado de infraestrutura esportiva dos Jogos Rio 2016, que tem o objetivo de identificar talentos, formar atletas e incentivar a prática esportiva em territórios de vulnerabilidade social.

Ainda durante o evento, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fizeram a entrega simbólica de cinco títulos de domínio de terra a produtores rurais da região. O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participou, nesta terça (28), da inauguração da Estação Cidadania em Teixeira de Freitas (BA)

O Ministério da Infraestrutura e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) também inauguraram, de forma simbólica, um trecho de 5,4 quilômetros de pista duplicada da BR-116, em segmento que liga as cidades de Feira de Santana e Santa Bárbara. Já na BR-101, foi liberado, nesta terça-feira, um trecho de 4,14 quilômetros de duplicação, que faz parte de um lote executado com pavimento rígido.
À tarde, Bolsonaro estará em Teotônio Vilela, em Alagoas, onde participa da entrega de 200 moradias a famílias de baixa renda. Logo após a solenidade, o presidente embarca de volta à Brasília. Fonte: Agência Brasil

Sistema de videomonitoramento e tema de reunião entre representantes do executivo e segurança pública, em Cruzeiro do Sul

O Prefeito de Cruzeiro do Sul, João Henrique Dullius, recebeu, nesta segunda-feira (27), o tenente Juliano Bidinoto, da Brigada Militar e o policial civil Ronaldo Chagas. A reunião serviu para discutir sobre o projeto de instalação do sistema de videomonitoramento no município. No encontro, foi apresentado projeto aprovado pela Secretaria da Segurança Pública do Estado, desenvolvido por uma empresa especializada, vencedora da licitação. A estrutura será instalada por uma outra empresa, contratada através de licitação, que ficará responsável por todo funcionamento e manutenção das câmeras. Outro ponto citado pelo secretário é a possibilidade de “adoção” de locais apontados pelo projeto e que não poderão ser contemplados neste primeiro momento pelo município./AI/LF.

Uefa e Conmebol anunciam para junho “finalíssima” Argentina x Itália

A campeã europeia Itália enfrentará a Argentina, vencedora da Copa América, em junho de 2022, na primeira edição de uma nova partida entre os campeões da Europa e da América do Sul, anunciaram a Uefa e a Conmebol nesta terça-feira.
“O acordo acertado pelas duas organizações cobre atualmente três edições desta partida entre os respectivos vencedores continentais”, disse a Uefa em um comunicado.
O local da partida não foi divulgado, nem um título oficial para a partida, mas uma fonte disse à Reuters que ela foi batizada provisoriamente de “Finalíssima”. O anúncio veio depois que a Uefa e a Conmebol se pronunciaram fortemente contra os planos da Fifa de realizar uma Copa do Mundo bienal.

As partidas formam parte do que a Uefa chamou de uma “ampliação da cooperação” entre as duas entidades “A organização desta partida é parte da ampliação da cooperação entre Uefa e Conmebol, que inclui especialmente o futebol feminino, o futsal e categorias juvenis, o intercâmbio de árbitros e esquemas de treinamento técnico”, disse a Uefa.
Não houve menção à Fifa, que organiza competições internacionais entre confederações diferentes em várias faixas etárias, assim como a Copa do Mundo. A Uefa também anunciou que está montando um escritório conjunto com a Conmebol em Londres que ficará encarregado de coordenar “projetos de interesse comum”.

Jogos do Brasileirão voltarão a ter torcida neste final de semana

O Campeonato Brasileiro voltará a contar com público. O Conselho Técnico realizado nesta terça-feira (29) decidiu por maioria que os torcedores poderão voltar aos estádios, mesmo sem 100% das cidades terem liberação das autoridades. Apenas o Athletico-PR, entre os 19 representantes dos clubes que participaram da reunião, se opôs à presença da torcida. Além disto, a novidade trará ajustes na tabela da competição nacional. Os confrontos do Bahia com o Ceará e do Santos com o Fluminense, válidos pela 23ª rodada, serão adiados. Até o momento, não houve permissão do governo da Bahia para o regresso da torcida. Já em São Paulo, o decreto para a volta de público passará a ser válido na segunda-feira (4).
Mesmo diante deste panorama, o Palmeiras manteve seu jogo com o Juventude, no Allianz Parque, com portões fechados. O confronto entre Red Bull Bragantino e Corinthians também será sem público.

O Bahia aceitou que os demais participantes joguem com público ao menos até a 26ª rodada. Nesta data, há expectativa de que o governo dê aval para a retomada do público nos estádios em meio à pandemia de covid-19.

O Flamengo novamente não enviou representantes ao Conselho. O clube frisou que “não cabe à CBF ou aos clubes coletivamente deliberar acerca da existência ou não de público nos estádios, por entender ser uma decisão interna de cada clube, desde que aprovada pelas autoridades competentes”. Fonte: Lance

Produção e apresentação: Vinicius Mallmann
Próxima edição amanhã às 8 horas

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui