Criador de coelhos em Arroio do Meio transforma hobby em opção de renda

"Antes a criação era só por hobby, depois passamos a nos dedicar a criação comercial", conta Fernando Bruxel


0
Fernando Bruxel e Claudia Warken criam sete raças de coelhos (Foto: Joel Alves)

Desde os seus dez anos, Fernando Bruxel cria coelhos, mas a partir de 2014 passou a se dedicar na criação comercial dos animais. Seus primeiros coelhos eram de raças mestiças. Atualmente, seus reprodutores têm pedigree, numeração individual, controle de alimentação, dados sobre crias e cruzamentos, e ambiente apropriado para o melhor bem estar da criação.

Moradores do Bairro Dom Pedro, em Arroio do Meio, o casal Fernando Bruxel e Claudia Warken criam sete raças de coelhos. “Hoje temos animais da raça gigante, e mini rex, holandês, hotot, lion e lop”, fala Bruxel.

A rotina do casal começa diariamente às 5h30. Após tomarem café, levam 1h30 para alimentarem os cerca de 120 animais. Depois de tomarem uma ducha, Bruxel e Cláudia vão para sua pequena empresa no centro de Arroio do Meio, onde trabalham como chaveiros.

O valor de cada coelho depende da sua raça, mas em média um filhote é comercializado por R$ 60. “Têm meses que temos lucro com a criação, outros prejuízos, mas amamos trabalhar com esses animais”, fala Bruxel, orgulhoso de sua criação.

Vídeo: Joel Alves

Telefone para compra: (51) 9 9116-9430.

Texto: Joel Alves

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui