Criadora de conteúdo aborda o trabalho das doulas, a rotina de maternar e a violência obstétrica

Violência obstétrica, em trabalho de parto, se compara à violência sexual, afirma Daia Bazzo


0
Foto: Tiago Silva

No Papos de Mulher deste sábado (8), a apresentadora Aline Silva recebeu na bancada do programa a Daia Bazzo. Ela é mãe de dois em tempo integral, doula e produtora de conteúdo nas redes sociais. Em sua fala, ela conta sobre a rotina de maternar e abordou a problemática da violência obstétrica.

Daia ressaltou o papel das doulas, que são mulheres que acompanham a mãe na hora do parto. Elas podem estar presentes também durante o pré-natal e o pós-parto, no suporte físico e emocional à gestante e aos seus familiares.


ouça a entrevista

 


De acordo com ela, violência obstétrica é qualquer violência ou ação que constrange, humilha ou deixa desconfortável a mulher, tanto ao longo da gestação como no parto normal ou na cesárea. Tudo que nos tira desse lugar, de poder viver plenamente, com dignidade o momento de gestação e nascimento, entende ela, pode ser caracterizado.

Daia aponta que a violência obstétrica, em trabalho de parto, se compara à violência sexual porque a mulher está nua, vulnerável e emocionalmente abalada.


Papos com quem sabe

O quadro “Papos com quem sabe” deste sábado (8) é com a diretora técnica da empresa Lógica Assessoria Ambiental Inteligente, Simone Schneider.

Nesta edição ela faz uma reflexão para fazer um 2022 diferente, fazendo parte do meio ambiente. Ouça!

 


Estilo, por Douglas Petry

O jornalista e consultor de estilo Douglas Petry aborda moda, arte, decoração, estilo e bom gosto todos os sábados no Papos de Mulher, dentro do quadro “Estilo”.

Neste sábado, Douglas fala sobre peças artesanais. Ouça!

 


Na Cozinha: Couve-flor gratinada com molho branco e queijo

com Daniel Bortolini

Ingredientes

  • 1 couve-flor média
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 500 ml de leite quente
  • Sal e pimenta a gosto
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 100 g de mussarela ralada

ouça como fazer

 


Modo de preparo

Lave e corte a couve-flor em buquês. Em uma panela, aqueça água com um pouco de sal. Ao levantar fervura, junte a couve-flor e cozinhe por 2 minutos. Escorra e deixe esfriar. Em uma panela, derreta a manteiga, junte a farinha de trigo e mexa bem até formar um creme. Incorpore aos poucos o leite quente e, sem parar de mexer, cozinhe até engrossar. Tempere com o sal e a pimenta. Adicione o queijo parmesão ralado e o creme de leite. Misture bem e desligue o fogo, deixando amornar. Acomode a couve-flor em um refratário, levemente untado com azeite. Espalhe o creme por cima e cubra com a mussarela ralada. Leve ao forno preaquecido a 200°C e asse até dourar e o queijo derreter. Sirva em seguida.

Receita e imagem: claudia.abril.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui