Crie Smart Cities encerra com palestra sobre gestão da inovação e show com a banda Ultramen

O encerramento das atividades ficou por conta da Banda Ultramen. Foram cinco dias de evento, mais de 40 atividades e mais de 5.300 inscritos


0
Foto: Nicole Morás / Divulgação

Depois de cinco dias e mais de 80 horas de transmissões ao vivo, o Crie Smart Cities, promovido pela Universidade do Vale do Taquari (Univates), chegou ao fim na noite desta sexta-feira (27), quando foram realizados os painéis Efeitos colaterais do uso de telas digitais; e Nova Economia, Startups e Transformação Digital.

Do Teatro Univates foi mediado o painel Gestão da inovação para cidades inteligentes com participação do consultor Cláudio Marinho, do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luis Lamb; e do diretor superintendente do Sebrae RS, André Vanoi de Godoy. Em sua fala, Marinho abordou a transformação de Recife com o projeto Porto Digital e de como a narrativa cultural contribuiu para o desenvolvimento da inovação na capital de Pernambuco.

Já Godoy destacou o protagonismo das cidades nas ações de inovações por essas serem unidades menores de atuação. “Não haverá cidade inteligente enquanto ela não for interessante para todos os seus cidadãos. Enquanto houver contraste entre o desenvolvimento tecnológico e a vida nas periferias com condições tão díspares, não haverá cidade inteligente”, disse ele.

Por fim, o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luis Lamb, abordou a evolução da matriz econômica no Estado que tem a inovação como ponto central. “Cada vez mais as empresas estão baseadas na nova economia, que é voltada para o conhecimento, para os dados”, finalizou.

Em seguida, a reitora da Univates, professora Evania Schneider, encerrou o painel, e anunciou a realização da segunda edição do Crie Smart Cities em 2023. Ela também aproveitou a oportunidade para lançar um MBA em Cidades Inteligentes e Ambientes de Inovação.

O encerramento das atividades, assim como a comemoração pelo Dia do Estudante, ficou por conta da Banda Ultramen, que subiu ao palco do Teatro Univates depois de 1 ano, 8 meses e 13 dias sem atividades culturais presenciais. A banda apresentou seus principais sucessos de 30 anos de estrada, completados em 2021, e de cinco álbuns lançados. O show foi transmitido também pelo canal do Youtube da Univates.

Conforme o coordenador do evento, professor Leonel de Oliveira, além do grande número de inscritos, houve um índice muito bom de participação nas atividades. AI/MF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui