Crise migratória cria tensão entre o Reino Unido e a França no Canal da Mancha

Ministra do Interior do Reino Unido foi acusada de fazer chantagem financeira em uma discussão diplomática


0
Foto: Reprodução

A ministra do Interior do Reino Unido, Priti Patel, foi acusada pelo ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, de fazer chantagem financeira em uma discussão diplomática que se aprofunda sobre os esforços para impedir que os imigrantes cruzem o Canal da Mancha de barco. Os refugiados têm arriscado suas vidas em uma das rotas de navegação mais movimentadas do mundo em pequenos botes.

Darmanin disse que os planos do Reino Unido, divulgados na noite de quarta-feira, de devolver os barcos com pessoas vulneráveis às águas francesas não seriam aceitos.

Jornais britânicos afirmam que Patel já aprovou a medida e a força de fronteira britânica será treinada para obrigar as embarcações lotadas de migrantes a retornar antes que alcancem as costas do sul da Inglaterra.

A estratégia, respaldada pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, seria utilizada apenas em circunstâncias limitadas, para as embarcações maiores e quando for considerado seguro adotar a medida. E, para aplicá-la, Patel solicitou que a interpretação do Reino Unido do direito marítimo internacional seja reescrita.

Mas, ao advertir que as devoluções em alto-mar podem prejudicar a cooperação entre os dois países, que passam por um momento de tensão desde o Brexit, o francês Gérald Darmanin pediu ao Reino Unido que cumpra seu compromisso.

O governo do Reino Unido se comprometeu, em julho, a pagar à França mais de € 60 milhões (cerca de R$ 376 milhões), entre 2021 e 2022, para financiar a maior presença policial francesa nas costas. Mas Patel ameaçou, no início da semana, não transferir os recursos prometidos caso não sejam registrados avanços na questão migratória.

Londres nega que esteja fazendo chantagem e o porta-voz de Johnson garantiu que o governo trabalha com a França para implementar os acordos.

Fonte: Estadão

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui