Cristo Protetor começa a receber visitas guiadas nos finais de semana

Empreendedores organizam próximas ações, que terão valores dos ingressos destinados à construção da obra, em Encantado


1
Foto: Geremias Orlandi / Página Cristo Protetor / Reprodução

As obras de construção do Cristo Protetor continuam em Encantado. O monumento deve ficar pronto entre novembro e dezembro, estimam os responsáveis. A repercussão positiva que a estátua vem recebendo acelerou o processo, destaca Rafael Fontana, um dos representantes da Associação Amigos do Cristo e responsável pela obra.

Conforme ele, mesmo antes da inauguração, as pessoas já querem visitar o local, no Morro das Antenas, próximo à Lagoa da Garibaldi. Em função disso, a associação que toca o projeto deve dar início a visitas guiadas. No último final de semana, já foi feito um teste. Mesmo sem divulgação, cerca de 1,2 mil pessoas participaram no primeiro final de semana.


ouça a entrevista

 


 

“Aquele local tem uma energia boa, e aí as pessoas querem fazer parte disso”, destaca Rafael Fontana. “Então, nós estamos vendo a possibilidade de poder fazer uma visita guiada no entorno da obra. Ficar distante pelo menos uns 30 metros, para não ter problema nenhum, com um condutor que possa contar um pouco da história, um pouco de como foi a ideia, a história do local. Aquele local tem uma história linda, porque é onde está localizado a Lagoa da Garibaldi, que foi feita em para produzir energia elétrica para abastecer e desenvolver a cidade”, explica.

Fontana explica que ainda será melhor avaliado como serão essas visitas. Está definido que serão em momentos que as equipes não estão em trabalho. O empreendedor do turismo lembra que, como é ao ar livre, será possível a organização de grupos com 20 a 25 pessoas. Dessa forma, os visitantes também poderão contribuir com os fundos para a construção da estátua e das obras em seu entorno.

Empreendedor do turismo Rafael Fontana (Foto: Tiago Silva)

O responsável diz que o Cristo Protetor, que terá 43 metros de altura, somando o pedestal e a imagem, destaca que o monumento está alinhado com a cidade, de frente para a réplica do Santo Sudário e com a chaminé da Dália Alimentos, um símbolo de desenvolvimento e cooperativismo. “As pessoas querem ver a obra, querem fazer parte dessa história vendo a obra agora”, reforça Fontana.

Preparação da estrutura nos arredores

A comissão que lidera a construção do Cristo Protetor também prepara um projeto para o entorno da estátua, que deve estar pronto nos próximos 60 dias. A estrutura de apoio e acolhimento aos turistas deverá ter cerca de 80 banheiros, espaço para venda de lembranças, acessibilidade e estacionamento com 400 a 500 vagas. Essas obras ainda não têm prazo para serem concluídas, e nem valor estimado. Esse trabalho tem orçamento em separado aos R$ 2 milhões estimados para a edificação do monumento do Cristo.

Também está na agenda o asfaltamento do acesso. Nesta quarta-feira haverá uma reunião com o governador Eduardo Leite. O chefe do Executivo gaúcho determinou prioridade na obra que compreende 2,5 kms, que parte da Lagoa da Garibaldi até o local da estátua.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

1 comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui