“Critico essa ideia de chegou no aeroporto ou chegou a caixa e já vamos abrir para fazer uma vacina”, diz Cláudio Klein

Secretário da Saúde de Lajeado também esclareceu dúvidas de quem pode ou não receber o imunizante contra a Covid-19.


2
Secretário da Saúde, o médico pneumologista Cláudio André Klein (Foto: Caroline Silva)

As primeiras doses da vacina da Coronavac devem chegar em Lajeado nesta terça-feira (19). A vacina chegará por meio do Governo do Estado, que receberá as doses do Ministério da Saúde. A estimativa da Secretaria Municipal da Saúde é que Lajeado receba entre 2.200 e 2.400 doses da vacina.

O secretário da Saúde, o médico pneumologista Cláudio André Klein, diz que o município está preparado para iniciar a vacinação. “Preparados nós estamos, mas acho que a vacina é mais uma arma que nós temos, queremos imunizar o mais rápido possível, mas eu gostaria de enxergar isso dentro de um plano de vacinação, então sinceramente eu critico essa ideia de chegou no aeroporto ou chegou a caixa e já vamos abrir para fazer uma vacina em um grupo pequeno de pessoas a fim de divulgação”, declarou.

Conforme ele, a melhor forma de iniciar a imunização seria no mesmo dia em todo o Rio Grande do Sul. “Gostaria que o Estado estabelecesse a quarta-feira (20) como começo da campanha em todo Estado, de forma igualitária, para iniciar todos juntos”, sugeriu.

Embora a expectativa seja de receber mais de duas mil doses do imunizante, o secretário alerta que não significa que corresponda ao mesmo número de pessoas vacinadas. “O intervalo de doses será de 14 a 28 dias, mas a segunda dose deve ser guardada para aquela pessoa. A validade da vacina conservada dentro da geladeira dentro da sua temperatura ideal, tem validade de 12 meses, mas depois da sua abertura o uso é imediato, então não dá para guardar para o dia seguinte, a ideia é ter bom senso na hora de se fazer as aplicações”, comenta.

Rádio Independente: A vacina Coronavac é realmente segura?
Secretário: Essa vacina foi liberada em caráter emergencial, e ela foi preparada em um tempo recorde. Ela tem muitas características na fórmula da sua fabricação, por exemplo, a vacina da Caronavac é a mais tradicional que se usa porque é a mesma vacina que usa a mesma tecnologia que se usa para a produção das vacinas contra a gripe, então temos a ideia de que essa vacina é muito segura e tranquila, talvez por isso que teve uma eficácia menor. Essa vacina que deve estar chegando, podemos assegurar que é muito tranquila.

Rádio Independente: Todas as pessoas podem receber o imunizante?
Secretário: Como ela foi apressada, ela foi testada em uma população de 18 anos aos idosos, por enquanto as crianças estão fora porque não houve testes em crianças. Ela também não foi testada em gestantes, por isso por enquanto gestantes não devem ser vacinadas. Alguns outros grupos também não foram testados, como quem já teve a Covid-19, pessoas com doenças imunológicas e transplantadas, mas deve ser discutido com seu médico.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

2 Comentários

  1. Mas e a cloroquina e o vermífugo que voces estão receitando pra todas as pessoas seguindo orientação do Dr BOZO?????

  2. Dr Claudio, para de ser mimizendo e vacina logo… que bobagem esperar todos iniciar… parece o teu Bozo q indica cloroquina…. se mexe… vamos com isso….

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui