Cronograma da Anatel prevê 5G para Lajeado até 2027, mas superintendente espera antecipação

Atualmente no mercado de smartphones 71 aparelhos são compatíveis com esse tipo de sinal


0

A implantação do 5G no Brasil foi pauta da entrevista do Redação no Ar desta terça-feira (2) com o superintendente de Outorga e Recursos à Prestação na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vinícius Oliveira Caram. Conforme cronograma da agência, Lajeado, a principal cidade do Vale do Taquari, deve receber o 5G até 2027. Porém, ele acredita que pode ser antecipado.

“Acredito que as operadoras têm todo o interesse de fazer antecipações, e assim acredito que seja o caso aí da região”, observa, ao relatar que as empresas por estratégia de negócio pensam em crescimento de sinal em ondas a partir das capitais para áreas adjacentes, para oferecerem cobertura homogênea.

A Anatel estipulou originalmente a cobertura de 5G para as capitais em 2022; para as cidades até 500 mil com limite até 2025, mas espera antecipação para o ano que vem nas regiões metropolitanas; os municípios entre 200 e 500 mil habitantes, de 2026 e 2027; com 100 mil moradores, entre 2027 e 2028; e abaixo de 30 mil pessoas, entre 2026 e 2029.

Segundo o superintendente da Anatel, é um processo gradual de implantação ao longo dos próximos anos. A ideia é chegar as 90 mil estações rádio-base de 5G que já têm hoje no 4G em 4 anos. Atualmente no mercado de smartphones 71 aparelhos são compatíveis com esse tipo de sinal. Aproximadamente 5% da população já conseguiria captar a frequência. O dirigente explica que aparelhos adquiridos antes do primeiro semestre de 2021 não peguem o 5G puro, que permite diferenciais como tempo de resposta mais rápido.

Vinícius Oliveira Caram compara o 5G a uma rodovia com cinco faixas para dizer que será possível maior fluência e tráfego de dados. Aumentará a vazão de dados em até 100 vezes do 4G para o 5G em momentos de pico, aponta. “É quatro vezes maior que o padrão de fibra óptica dos municípios”, destaca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui