Cronograma de vacinação contra a Covid para nascidos em 1963 segue nesta sexta-feira em Lajeado e campanha pode contemplar novos grupos a partir deste sábado

Aplicação da segunda dose da AstraZeneca está disponível para todas as idades


0
Dose é aplicada no sistema drive thru (Foto: Luís Fernando Wagner)

No segundo dia de vacinação contra a Covid-19, para quem completa 58 anos em 2021, o movimento é tranquilo nos pontos de imunização, em Lajeado. Na manhã desta sexta-feira (4), havia pequena formação de filas de carros no Parque do Imigrante, onde a dose é aplicada no sistema drive-thru.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), a vacina disponibilizada é da AstraZeneca, e ainda não há previsão de chegada de novo lote da CoronaVac.
Além daqueles que estão no grupo dos que nasceram em 1963 também podem se imunizar com a segunda dose aqueles que já receberam a primeira dose, independente da idade.

Além do Parque do Imigrante, outro ponto de imunização é a Secretaria de Desenvolvimento Social (Antiga Sthas), no Centro da cidade, para quem vem a pé. Em ambos os locais, a campanha vai das 8h às 14h.

Campanha amplia faixa etária para nascidos em 1964

A partir deste sábado (5), a campanha de vacinação contra a Covid em Lajeado passará a abranger as pessoas que completam 57 anos em 2021. Para receber a dose de Astra/Zeneca, basta apresentar um documento. A vacinação neste sábado (5), ocorrerá somente no Parque do Imigrante, das 8h às 14h, no formato drive thru.


ouça a reportagem


Clima de expectativa na fila

Aguardando na fila para receber a segunda dose, o morador do Bairro Florestal Ito Lang estava ansioso para completar o ciclo vacinal. “A expectativa é sempre a melhor”, comenta o idoso de 82 anos.

Já para Noêmia Schwartzer, de 58 anos, que também aguardava no carro sua vez de se imunizar, prevê um futuro melhor depois da vacina, porém, sem se descuidar dos protocolos. “A expectativa é de melhorar. Daqui pra frente é vida nova. Mas sem esquecer dos protocolos. A gente fica só em casa”, pondera.

Mais de 100 mil vacinados contra a Covid no Vale do Taquari

Conforme dados do “Vacinômetro”, ferramenta disponibilizada pela Secretaria da Saúde do Estado Rio Grande do Sul, o Vale do Taquari tinha 101.226 pessoas vacinadas contra o coronavírus às 11h desta terça-feira (1º). Como a população da região é de 366 mil habitantes, calcula-se que cerca de 27,6% dos moradores já receberam a primeira dose do imunizante. Destes, 53.408 já tiveram a segunda dose aplicada, ou seja, 14,5% dos habitantes da região. Desde a atualização de segunda-feira (31), foram contabilizadas mais 757 pessoas vacinadas com a 1ª dose, e 199 com a 2ª. RS/LF

Veja imagens da vacinação no sistema drive thru em Lajeado

Vídeo: Luís Fernando Wagner

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui