Cruzeiro do Sul estava à frente de seu tempo, afirma a primeira mulher eleita prefeita no RS

A professora Iris Altmayer Ranck esteve à frente do município de 1983 e 1989. Ela recorda que os colegas prefeitos a aceitaram "não com muito bom gosto", mas ressalta o apoio que recebeu da comunidade e o avanço nos direitos das mulheres


0
Dona Iris Altmayer Ranck tem 89 anos atualmente (Foto: Rádio Independente)

A professora Iris Altmayer Ranck, hoje com 89 anos, fez história em 1982, quando foi eleita em Cruzeiro do Sul e se tornou a primeira mulher eleita prefeita no Rio Grande do Sul. No programa Troca de Ideias desta segunda-feira (22), data em que o município completa 58 anos, ela relembrou o tempo em que esteve à frente da administração municipal, entre 1983 e 1989.


ouça a entrevista

 


Conforme ela, seu feito foi marcante na época, e virou tema de reportagem nacional. Dona Iris ressalta que a política naquele período era diferente. “O povo se unia mais”, afirma. “A minha administração teve êxito muito mais pela colaboração da população do que as coisas que a gente fez”, avalia. “O município todo colaborou muito em obras que nós fizemos, no interior e na cidade. Sempre houve a colaboração da população e da Câmara de Vereadores, que foram muito atuantes e participativos, valorizando o trabalho que estávamos fazendo.”

Para ela, Cruzeiro do Sul estava à frente do seu tempo. “Eu imaginava que uma mulher como candidata não iria ter aceitação. Mas, felizmente, em Cruzeiro do Sul, eles já tinham um espírito mais avançado, já pensavam mais nos direitos das mulheres, que até hoje ainda não conquistaram tudo que deveriam conquistar. Mas as coisas vão melhorando cada vez mais”, percebe.

Dona Iris recorda das reuniões de prefeitos da região. “Eles me aceitaram, mas não com muito bom gosto. Eu diz para eles: ‘Eu sou o começo da mudança’. E um dos prefeitos me disse: ‘Não gosto de mulher que manda muito'”, detalha. “Para ver como os meus próprios colegas prefeitos não aceitavam muito. Mas Cruzeiro do Sul aceitou e, como eu disse, colaborou”, pontua.

Nesta segunda-feira, em função do aniversário de Cruzeiro do Sul, a Rádio Independente transmite a sua programação direto da Casa do Morro, revitalizada. Dona Iris se diz “muito satisfeita e feliz que o prefeito atual revitalizou a Casa do Morro, a casa mais bem construída do município”, afirma. De acordo com ela, o local turístico tem uma vista extraordinária. “Quem não valoriza a história não merece um futuro bom”, pontua.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui