Cruzeiro do Sul inicia mais uma etapa de recuperação da Casa do Morro

A obra é uma sequência da reforma realizada em 2014, quando parte do telhado desabou


0
Foto: Jean Hinterholz

Na última segunda-feira (05) teve início a limpeza e preparação das superfícies que vão receber reboco e piso na Casa do Morro. Também serão construídos novos banheiros e rede elétrica. A recuperação será realizada com recursos próprios do município. Um orçamento prévio de R$ 200 mil está destinado aos trabalhos, mas podem ser diminuídos com o uso de mão de obra própria da prefeitura.


ouça a matéria


 

A obra é uma sequência da reforma realizada em 2014, quando parte do telhado desabou. Conforme a coordenadora de Indústria, Comércio e Turismo, Aline Moreno, na ocasião os trabalhos foram interrompidos em função do custo alto das melhorias. A fachada da casa e paredes que formam a base histórica da residência construída entre 1873 a 1878, não receberão intervenções agora. “Vamos fazer a limpeza e pintura dessas estruturas.

Outras obras de restauração podem ocorrer no futuro”, salienta. “Queremos que nossos turistas conheçam o nosso passado e vejam essa vista incrível que temos daqui”, ressalta. Para a coordenadora, a construção do Cristo Protetor de Encantado deu visibilidade ao Vale do Taquari. Por isso, o investimento na Casa do Morro ocorre em momento oportuno para dar mais opções de lazer às pessoas que visitarem a região.

Foto: Júlio César Lenhard

A estimativa é de inaugurar o novo espaço até o aniversário do município, dia 22 de novembro, quando a Secretaria Municipal da Educação e Cultura passará a atender no local. Além disso, haverá um auditório para reuniões e eventos. Também estão previstos outros investimentos como a construção de um deck e uma cafeteria na parte externa. Entretanto essas obras dependem de emendas parlamentares.

A Casa do Morro é de propriedade do Município e está fechada desde 2001. Em 2006, foi tombada como patrimônio histórico de Cruzeiro do Sul, o que garante a manutenção das características originais da arquitetura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui