Cruzeiro do Sul investe R$ 300 mil na compra de medicamentos

A lista de medicamentos básicos foi ampliada de 118 para 129 itens seguindo uma lista preconizada pelo Ministério de Saúde.


0

Com o intuito de garantir aos cruzeirenses um atendimento de qualidade na saúde, a Administração Municipal de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria da Saúde, realizou a compra dos principais medicamentos que são direcionados a pacientes e usuários do município.

Conforme a farmacêutica Sabrina Porsche, este ano foi ampliada a lista de medicamentos básicos de 118 para 129 itens seguindo uma lista preconizada pelo Ministério de Saúde que indica quais os medicamentos devem ter no município, respeitando o perfil epidemiológico. Ainda existe uma ampla lista de medicamentos que podem ser adquiridos pelo estado, quando existe o encaminhamento.

Com isso, a quantidade de medicamentos disponíveis aumentou, atendendo com mais precisão as necessidades dos usuários. No total, são mais de 100 tipos de medicamentos diferentes que irão garantir um abastecimento nas farmácias do município por um período de 90 dias. Este ano foram investidos cerca de R$ 300 mil na compra de medicamentos, sendo que o percentual de gastos na saúde estava em 25,29 % até o 4º bimestre, bem acima dos 15% exigidos por lei. Para a secretária de saúde, Aline Henz, o município só tem a ganhar, reduzindo as despesas dos pacientes e garantindo mais qualidade no atendimento dos usuários.

Posto de saúde fechado

Como ocorre sempre na última sexta-feira de cada mês, não haverá expediente na farmácia básica do posto do Centro, para a contagem de medicamentos e atualização de estoques.

Já o Posto de Saúde do Centro fecha às 15h para reunião de equipe e planejamento das atividades em função do aumento no número de casos suspeitos de Covid-19. AI/RC

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui