Cruzeiro do Sul lança campanha inédita no município que envolve produção agrícola e famílias carentes

A “Agricultura Familiar Solidária” visa arrecadar alimentos da agroindústria como frutas, verduras, aipim, batata-doce, moranga, abóbora, feijão e legumes para pessoas mais necessitadas


0
Foto: Emater / Divulgação

Uma campanha inédita no município de Cruzeiro do Sul está mobilizando agricultores para uma ação que visa beneficiar famílias carentes. A Secretaria Municipal da Agricultura, o escritório da Emater/RS-Ascar e o Sindicato do Trabalhadores Rurais (STR) lançou a campanha “Agricultura Familiar Solidária”, que além de arrecadar doação de produtos da agroindústria quer celebrar o Dia do Colono e Motorista, em 25 de julho, e do Dia Nacional do Agricultor, em 28 de julho.

O secretário de Agricultura, José Paulo Mallmann, conta que a ideia surgiu a partir da percepção de que existe sobra de frutas, por exemplo, nesta época do ano, e que pode beneficiar famílias necessitadas. “Tivemos um dialogo sobre as sobras de bergamotas e laranjas nas propriedades, não é repassar o que sobra, mas sim um gesto de doação e gratidão. Também surgiu a ideia de comemorar os dias 25 e 28 de julho, pensando nesse sentido perante a pandemia que não há como ter outras comemorações, pensamos em fazer essa campanha que quer celebrar as conquistas do setor primário”, explica.

Serão aceitas doações de frutas, verduras, aipim, batata-doce, moranga, abóbora, feijão, legumes, produtos de agroindústria (devidamente rotulados), entre outros itens que estiverem disponíveis na propriedade. O secretário fala que os donativos serão recolhidos nas propriedades nos dias 19 e 20 de julho. “Normalmente, o agricultor vem até a cidade. Então, nos dias 19 e 20, podem trazer até nós ou nos comuniquem que podemos ir até as propriedades e buscar as doações”, diz.

Mallmann pede a colaboração dos agricultores para beneficiar o máximo de famílias carentes do município. “Solicitamos ao agricultores essa sensibilidade porque temos muitas pessoas que precisam neste momento”, destaca.

Interessados em contribuir com a campanha com algum alimento podem contatar até o dia 15 de julho para os telefones/WhatsApp para que possa ser organizada a coleta e posterior distribuição:

  • Emater – (51) 9 9729-3532
  • Secretaria da Agricultura – (51) 9 9859-2016
  • STR – (51) 9 8206-2838

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui