Cruzeiro do Sul realiza campanha Setembro Amarelo

Campanha tem como objetivo a valorização da vida e prevenção ao suicídio.


0
Foto: Divulgação

A equipe de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde de Cruzeiro do Sul desenvolve a campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo a valorização da vida e prevenção ao suicídio. Na terça-feira (1º), foi fixado um cartaz junto ao posto de saúde do centro, com a pergunta: “por onde anda o seu sorriso?”.

Além disso, deve ser abordado o tema durante todo o mês, nos encontros da saúde mental, além da distribuição de folders e outros materiais. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

No site setembroamarelo.com, é possível encontrar diversos materiais de uso público: Diretrizes para a Divulgação e Participação da Campanha Setembro Amarelo, materiais online para download, a Cartilha Suicídio Informando para Prevenir e todo o material para a imprensa. Basta acessar o site www.setembroamarelo.com e baixar os materiais. AI/RC

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui