Cultivando no espaço

Confira o comentário do engenheiro agrônomo Nilo Cortez.


0
Foto: Divulgação

Enquanto parte da humanidade vai se encarregando de poluir, depredar e consumir o ambiente terrestre, outra procuram novos locais para se mudar. Pesquisas espaciais acontecem a bastante tempo aqui na terra como nas estações espaciais de como produzir alimentos lá fora.

Levar oxigênio e alimentos para os satélites no espaço e futuramente para colônias na lua, marte e quem sabe outros locais tem custos e perigos incalculáveis.

Os países envolvidos na corrida espacial vêm a tempos cuidando disto. Americanos, russos, japoneses, chineses, tantos outros e com participação de brasileiros estão envolvidos neste trabalho futurista.

Foto: Divulgação

A Estação Espacial Internacional tem uma câmara, chamada de “Viggie”- Programa de Sistema de Produção Vegetal, como uma horta espacial- vou chamar assim. É um sistema fechado com 180 sensores que monitoram entre muitas a umidade, temperatura, níveis de luz e envia a cada 5 segundos relatórios para a base da NASA na terra. Os pesquisadores querem saber como e a qualidade do alimento produzido na microgravidade. Os testes já vêm, sendo feitos a mais anos num passo a passo até se tornar seguro como alimento. A câmara fornece luz, água e temperatura controlada para que aconteça a fotossíntese e produção de oxigênio. A transformação do dióxido de carbono em oxigênio é sobrevivência para a tripulação. São usadas luzes led vermelha, azul e verde que favorece a fotossíntese e ainda dão a cor verde para o alimento.

Foram e estão sendo usados plantas como trigo, cevada, mostarda, cebola e alface. A expedição 33 -2005, já produzido alface e foi enviado para terra congelada para as análises de segurança de consumo. Na expedição 44 deste ano astronautas consumiram parte da produção de alface e o resto foi para análise.

Foto: Divulgação

Outro aspecto a considerar que o cultivo de um jardim ou horta no espaço traz também um conforto para quem está no isolamento. O trabalho com plantas faz bem no combate a depressão é uma terapia, o verde acalma, em fim aspectos psicológicos.

Paralelamente aqui na terra há muitas empresas trabalhando para descobrir novas tecnologias para serem usadas no espaço e na terra para solucionar diversos problemas. Nos EUA há uma empresa que montou uma estação que simula o deserto de Marte onde são testados cultivos para uma futura missão espacial. No Canadá estudam a produção de soja e cevada. E preciso ter um processo de produção renovável e sustentável para futuras missões espaciais.

Agora deram mais um passo cultivaram uma flor de rápida brotação – “Arabidopis” e soja que produziram sementes e novamente cultivadas e chegaram a segunda geração.

Outra preocupação e terem plantas e ambientes livres de fungos, bactérias, vírus e empresa americana patenteou um sistema chamado Airocide. Além de ser usado no espaço já é usado na terra.

Utilizado na produção e transporte de alimentos, supermercados, vinícolas, destilarias, restaurantes, grandes lojas, etc. Na saúde em clinicas médicas, sala de cirurgia, enfermarias e outras. São tecnologias de ponta usada já a nosso favor como tantas outras.

 Por Nilo Cortez

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui