Curiosidades da Agropecuária


0
Foto: Divulgação

CITROS “GREENING”. Doença conhecida como “esverdeamento” dos citros. Pesquisas dos EUA conseguiram identificar a doença causada por bactéria se utilizando cães treinados. Atualmente para reduzir a doença só cortando os pés doentes para evitar a disseminação. Os cães treinados farejam com precisão de 99%. Conseguem identificar as árvores infectadas com apenas duas semanas. Possibilitando tomar atitudes imediatamente.

MARIPOSAS TRANGÊNICAS (Plutela sp) Universidades dos EUA e Inglaterra (U. CORNELL) desenvolveram biotecnologia que permite soltar mariposas transgênicas nas lavouras para acabar com larvas feminina quando eclodem. Os machos sobreviventes ainda se acasalam novamente e todas as filhas morrem. Com isso é possível substituir vários inseticidas.
RESIDUOS INCUBATÓRIO AVES.

A EMBRAPA hortaliças (DF) desenvolveu aproveitamento resíduos com duas formulações de fertilizantes. Uma a base de fosfato de rocha para produção orgânica. E outra com adubos solúveis para cultivos convencionais.

KUBOTA X TRATOR ELÉTRICO AUTÔNOMO. Empresa japonesa lançou trator com inteligência artificial e lagartas no lugar de rodas. A bateria é de íons de lítio logicamente recarregável. Opera em qualquer terreno agricultável. Anda sozinho, não polui e segue a programação preparada.

Foto: Divulgação

TRATOR JBC. A empresa inglesa preparou o trator FASTRAC 8000 que chegou a velocidade de 166,72 km/h. O motor Diesel 7.2 1000cv e cambio de 6 marchas. Preparado para bater recorde de velocidade. Não me pergunte por que.

Foto: Divulgação

GBOT. Argentinos de Rosário criaram um robô autônomo que retira ervas daninhas sem aplicar agroquímicos. A máquina GBOT tem sensores que separa os inços e os mata com raio laser e vapor da água. Guiado remotamente.

APLICATIVO PARA PRAGAS E DOENÇAS DO MARACUJÁ. A EMBRAPA fruticultura criou um aplicativo que ajuda o produtor identificar doenças e pragas do maracujá. Através de fotos compara as que estão no aplicativo. Basta baixar no celular e não precisa de internet facilitando o uso no interior. Denominado “Agropragas maracujá” identifica fungos, bactérias, insetos, vírus e nematoides.

MANDIOCA COM MAIS AMIDO. EMBRAPA mandioca (Bahia) tem nova variedade a BRS 420 capaz de produzir 45% mais de raiz e 51% mais de amido já no primeiro ciclo. Indicada para plantio direto, colheita mecanizada e tem boa resistência a doenças. Mudas e mais informações direto com a instituição.

Por Nilo Cortez.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui