Curso de Direito da Univates recebe Selo OAB Recomenda

Selo de qualidade foi concedido pelo Conselho Federal da OAB a cerca de 10% dos cursos ofertados no país


0
Presidente nacional da OAB, Beto Simonetti (Foto: Raul Spinassé / OAB / Divulgação)

O curso de Direito da Univates foi reconhecido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com o Selo OAB Recomenda. O reconhecimento atesta a qualidade da formação jurídica por meio dos índices de aprovação no Exame da Ordem ao longo dos últimos três anos e de avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A cerimônia de premiação das instituições de ensino superior que se destacaram foi realizada na quarta-feira (19), pelo Conselho Federal da OAB, em Brasília.

O evento contemplou 198 cursos de Direito no país e teve como tema “O fortalecimento da advocacia brasileira a partir do ensino jurídico de excelência”.

Clique aqui para conferir a lista.

Durante a solenidade, o presidente nacional da Ordem, Beto Simonetti, reforçou que a educação jurídica de qualidade é essencial para consolidar os princípios da liberdade e da igualdade e para formar cidadãos éticos, para além de operadores do direito. “Por isso, prefiro falar mais em educação jurídica em vez de ensino jurídico. A educação envolve a formação integral dos indivíduos e fomenta valores éticos e de responsabilidade social, enquanto o ensino, por si só, tende a limitar-se à transmissão de um conhecimento técnico”, ponderou.

A entrega oficial do Selo OAB Recomenda à Univates acontecerá por intermédio da Seccional da OAB do Rio Grande do Sul, no mês de agosto. Para a coordenadora do curso de Direito, professora Leila Viviane Scherer Hammes, trata-se de um reconhecimento muito importante no ano em que o curso comemora 25 anos.

“Este reconhecimento evidencia o trabalho incansável dos nossos professores em oferecer uma educação jurídica de excelência. Reflete também o esforço contínuo e a dedicação dos nossos estudantes, que são a verdadeira essência do curso. O Selo OAB Recomenda, além de validar a qualidade do nosso ensino, reafirma nosso compromisso com a formação jurídica que propicia aos nossos estudantes serem agentes de mudança na sociedade”, destacou Leila.

Saiba mais sobre a premiação

O Selo de Qualidade OAB foi instituído em 1999 pelo Conselho Pleno da entidade como parte do arsenal de ferramentas utilizadas para proteger a qualidade do ensino jurídico no Brasil. Estão à frente da iniciativa a Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB Recomenda, com o apoio da Comissão Nacional de Educação Jurídica; a Comissão Nacional de Exame de Ordem; e a Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado.

Em 2022, segundo dados do sistema e-MEC, existiam no Brasil 1.896 cursos de Direito, com oferta de 361.848 vagas anuais. AI/JG

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui